A Toyota está lançando a quarta geração de seu utilitário esportivo RAV4 no Brasil. Com novas opções de motorização, que incluem um motor 2.0 e um 2.5, e um desenho moderno, que acompanha a linguagem visual que a Toyota já utiliza fora do Brasil e antecipa o desenho do próximo Corolla, o modelo chega às concessionárias em junho com preços que partem de R$ 96.900.

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De acordo com a marca japonesa, 800 unidades do RAV4 importadas do Japão devem ser vendidas por mês e seus principais concorrentes são o Honda CR-V, Kia Sportage e Hyundai ix35. Com linhas mais esportivas, o utilitário esportivo está com a frente mais arredondada e o logo da marca está bem destacado no centro do carro.

Na traseira, o modelo perdeu o estepe pendurado na tampa do porta-malas em favor de mais praticidade em manobras e um visual mais harmonioso, com grandes lanternas. O bagageiro, porém, ainda leva 476 litros, apesar de acomodar agora um estepe. Nas medidas, a quarta geração do modelo tem 2,7 m de entre-eixos, 4,6 m de comprimento, 1,8 m de largura e 1,7m de altura.

Versões

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Com motor 2.0 16V, a gasolina, de 145 cavalos, e 19,1 kgfm de torque (força), a versão de entrada do RAV4, com tração 4×2, traz entre os principais equipamentos ar-condicionado, direção hidráulica, CD player com conexão Bluetooth, USB e auxiliar, volante e manopla do câmbio em couro, volante com comandos do rádio, airbag duplo, faróis de neblina, sensor de estacionamento e ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD) e sistema de assistência em frenagem de emergência (BAS).

A opção intermediária, oferecida por R$ 109,9 mil, é equipada com o mesmo motor 2.0, mas adiciona tração 4×4, ar-condicionado digital bizona, airbags laterais e do tipo cortina, câmera de ré e bancos revestidos em couro.

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A configuração topo de linha é impulsionada por um bloco 2.5 com duplo comando variável de válvulas, que entrega 179 cv e 23,8 kgfm de torque. Tração nas quatro rodas e teto solar elétrico estão entre os equipamentos de série. São duas opções de transmissão: a CVT associada ao motor 2.0 e a automática de seis velocidades ao 2.5. Embora ofereça uma grande lista de equipamentos, esta versão mais cara peca por não oferecer GPS, que está presente em seus rivais.

Desempenho

O novo RAV4 não é apenas melhor que o antigo, mas muito melhor. A começar pelo estilo mais esportivo, esguio e que tem como principal virtude a abolição do estepe na porta traseira. Além de criar um visual mais limpo, favorece a visibilidade em manobras. O interior oferece acabamento caprichado com o uso de materiais de qualidade. Não há folgas ou rebarbas. O painel tem ótima visualização, com um enorme velocímetro ao centro.

O entre-eixos de 2,7 m garante bom espaço para até três adultos no banco traseiro, que ainda contam com uma saída de ar central que sai do painel. Andando, o propulsor 2.5 se mostrou disposto, mas não é arisco. No mundo real, sobra no tráfego urbano e rodoviário, rodando a apenas 2.000 rpm a 120 km/h. Apesar de permitir uma velocidade de cruzeiro confortável, o câmbio leva tempo para fazer reduções, pois cai marcha por marcha. Porém, há o modo manual, feito pelo seletor da alavanca, que responde rápido à vontade do motorista. Mesmo em estradas esburacadas, o silêncio reina na cabine do RAV4. A suspensão é bem acertada e não permite que o carro role em mudanças de direção.

* O jornalista viajou a convite da Toyota.

 

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Divulgação
RAV4 traz linhas mais esportivas na frente. E a traseira, que antes trazia o estepe pendurado (ao lado), ficou mais harmoniosa.