A Toyota apresentou no Japão o Etios, o seu compacto para o mercado brasileiro. O carro será produzido na nova fábrica da marca em Sorocaba (SP) e começa a ser vendido em setembro nas versões hatch e sedã. Com pequenas diferenças no visual e no acabamento, o mesmo modelo já é fabricado na Índia e comercializado com o nome de Etios Liva. A capacidade produtiva da nova planta da marca japonesa é de 70 mil carros por ano.

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A estratégia da Toyota é concorrer com modelos como Volkswagen Gol e Fiat Palio, além dos sedãs compactos VW Voyage e Renault Logan, oferecendo modelos na faixa de R$ 30 mil a R$ 55 mil. O Etios terá duas opções de motores: além do novo 1.3 16V flex, haverá o 1.5 16V, também bicombustível mas apenas o hatch contará com as duas opções; o sedã carregará apenas o bloco 1.5.

Inicialmente os propulsores serão importados do Japão e posteriormente poderão ser fabricados no Brasil. A Toyota não forneceu maiores detalhes sobre os motores, adiantando apenas que serão os mais econômicos do mercado. “Trabalhamos para reduzir o peso do veículo e a resistência aerodinâmica ao limite, para realizar o consumo de combustível com a classe de motores 1.0”, disse o engenheiro Isami Nishimura, responsável pelo projeto do Etios. O câmbio, por enquanto, é apenas manual de cinco marchas.

Além do Etios, a Toyota pretende lançar, até 2015, oito modelos compactos voltados para as nações emergentes, incluindo as da América do Sul. “Dentro do projeto de crescimento da Toyota, vemos o Brasil como um país de fundamental importância”, disse Yukitoshi Funo, vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation. O plano da marca é igualar seu faturamento nos países desenvolvidos e emergentes atualmente a Toyota tem 55% de faturamento nos países mais ricos e 45% nos países em desenvolvimento.

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Dimensões

O Etios hatch mede 3,78 metros de comprimento e 2,46 m de entre-eixos, enquanto o sedã tem 4,26 m e 2,55 m, respectivamente. A largura de 1,69 m é a mesma para as duas versões. O desenho do carro é enxuto já que não apresenta linhas excessivas. A Toyota optou por não revelar agora como será a gama do Etios. Porém, o carro deverá oferecer pelo menos duas versões de acabamento para cada carroceria. Freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de força), além de airbags, serão de série em todas elas.

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Com design simples, as duas versões usam uma grade frontal em formato de “U” e os conjuntos ópticos são uniformes. A plataforma hatch, que deverá ser a mais vendida, transmite mais modernidade, principalmente na traseira devido a um spoiler no teto. Já por dentro, como tem sido comum em todos os lançamentos desta categoria, há excesso de plástico no painel que passa a sensação de fragilidade.

O quadro de instrumentos se destaca por estar localizado bem ao centro do painel. O velocímetro em forma de semicírculo é gigante e o marcador de combustível e odômetro aparecem apenas em uma minúscula tela. O porta-luvas, por sua vez, é imenso e refrigerado. Mas ao ser aberto a sua tampa para na perna do passageiro.

O ponto forte das duas versões é o amplo espaço interno. O porta-malas do sedã, de acordo com a Toyota, é o maior de seu segmento. Outro destaque é o comportamento dinâmico. No test-drive, a suspensão demonstrou firmeza nas curvas e nos pisos irregulares. As rodas do hatch são aro 14, e as do sedã, 15. O motor trabalha de forma harmoniosa e é mais do que suficiente para uso urbano e rodoviário. Como se tratava de um pré-lançamento, a engenharia da Toyota não liberou nem a potência e o torque dos motores. Informando apenas que o propulsor 1.3 leva o carro de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos.

Hotsite

Já está no ar o hotsite do Toyota Etios (www.toyota.com.br/projetoetios), no qual o consumidor poder&aa,cute; se cadastrar e obter diversas informações sobre o produto e manifestar o desejo de receber outras novidades sobre o mais recente lançamento da Toyota. A marca também já começou a enviar malas-diretas a potenciais consumidores do seu novo carro compacto.

O jornalista viajou a convite da Toyota.

Divulgação/Toyota