Antônio Marcelo, funileiro da Sulpar que cuidou diretamente do restauro da relíquia, conta que várias peças do modelo atual foram aproveitadas. ?Há 40 anos já se usavam várias tecnologias que são empregadas até, como as borrachas das portas, vários encaixes e esquemas de montagem?, relata.
Aliás, mecanicamente o modelo 2009 traz poucas novidades. O motor é o mesmo da versão anterior, 1.8 de 136 cv (abastecido com álcool 132 cv com gasolina), com comando variável, e as opções de transmissão continuam mecânica de cinco marchas ou automático com quatro. Suspensões idem. É a tradicional simplicidade Toyota em prol da fama de inquebrável.
As novas linhas ressaltam a beleza natural do modelo e possuem toques de esportividade. O capô, com vincos acentuados, forma um conjunto harmônico ao se integrar ao quadro do pára-brisa, ao pára-choque de linhas marcantes e aos pára-lamas dianteiros. A grade do radiador com barras horizontais e os grandes faróis de formato alongado com três parábolas internas se encaixam com perfeição ao conjunto. Na lateral, destaque para a linha de cintura alta e pelo teto de perfil baixo. Na traseira se sobressai a tampa do porta-malas, que acompanha em perfeita harmonia o caimento da coluna C. Ficou com cara de Camry, seu irmão maior.
Os equipamentos serão, claramente, o maior apelo de venda, especialmente na versão intermediária (XEi). De série, traz ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, computador de bordo com cinco funções (cuja ausência é uma das grandes falhas do Civic), retrovisores retráteis e comandos no volante. As rodas são de 16 polegadas. Na versão SE-G, top de linha, acabamento em padrão madeira, cromados, banco do motorista com regulagem elétrica, piloto automático e sensor de estacionamento traseiro e lateral. Enfim, requinte de sobra, respaldado por uma garantia de 3 anos.
Os ávidos motoristas podem conhecer o novo modelo a partir de amanhã, nas revendas autorizadas.
Ficha técnica
Motor
Flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas
Cilindrada
1794
Potência
136 cv (álcool) e 132 (gasolina)
a 6 000 rpm
Torque
17,5 (álcool) e 17,3 (gasolina) mkgf a 4200 rpm
Câmbio
Automático de quatro marchas ou mecânico de cinco, tração dianteira
Comprimento ? 4,54 m
Largura ? 1,76 m
Altura ? 1,48 m
Entreeixos ? 2,60 m
Peso ? 1260 kg
Porta-malas ? 470 litros
Preço
XLi manual – R$ 62.000,00
XLi automático – R$ 66.000,00
XEi manual – R$ 67.500,00
XEi automático – 72.500,00
SE-G – R$ 87.300,00