Como demonstração de criatividade e ao mesmo tempo forma de promover a sua ligação ao esporte automobilístico, a Toyota preparou, para o Salão do Automóvel de Londres, o exuberante ?Aygo Crazy concept?. Um pequeno carro urbano que ganhou a alma de um superesportivo.
Anunciado pela montadora como um verdadeiro esportivo, este Aygo de ?corrida? eleva ao limite as qualidades do compacto da marca nipônica. Em lugar do motor dianteiro de 1.0 litros a gasolina e 68 cavalos, surgiu atrás dos bancos dianteiros, (em posição central), um motor de 1,8 litros, que equipou as derradeiras gerações do MR-2 e Celica, ao qual foi acrescentado um turbocompressor, passando a desenvolver algo como 200 cavalos de potência e torque de 24,4 m.kgf.
A transmissão é feita às rodas traseiras por intermédio de uma caixa manual de cinco velocidades. Tudo isto obrigou à colocação de um enorme radiador em alumínio na zona frontal como forma de arrefecer os ?ânimos? do motor. Para se ter uma idéia das suas capacidades, os 1.050 kg acusados na balança permitem que acelere de 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e chegue aos 204 km/h de velocidade máxima. Mas as alterações não se ficaram apenas pelo motor. Sua suspensão é oriunda do ?roadster? MR2, com amortecedores ajustáveis ao melhor estilo de competição. Por fora, além do vistoso conjunto aerodinâmico, dos decalques alusivos ao longo da carroçaria e dos imponentes pára-choques, o ?Crazy Aygo? destaca-se pelas enormes rodas de 17 polegadas e aerofólio traseiro em fibra de carbono, oriundo dos carros que participam das ?American Champ Car? séries.
No interior, não faltam igualmente os bancos de competição do tipo concha e estrutura de proteção. Em nome da pureza da direção esportiva, direção assistida e freios ABS foram descartados. O Aygo Crazy (?eu fico louco? em inglês) será uma das atrações da Toyota para o Salão de Londres, que acontece em julho próximo.