Top brake é uma segurança para ônibus articulados

topbrake270308.jpgA partir de agora, os chassis articulados O-500 da Mercedes-Benz são equipados, de série, com freio-motor ?Top brake?, exclusividade da marca. Este equipamento de segurança proporciona muitas vantagens para a operação do veículo, como maior potência de frenagem, maior velocidade em declives, menor custo de manutenção e ganho de vida útil dos componentes dos freios e dos pneus. Além disso, proporciona maior economia no consumo de combustível.

O principal destaque dessa novidade para o O-500 articulado é a combinação do ?Top brake? com o ?retarder? da caixa automática, que também é item de série. Graças a essa solução tecnológica, o acionamento do freio-motor ?Top brake? está conjugado com o primeiro estágio do ?retarder?, aumentando significativamente a potência de frenagem do veículo no início do curso do pedal de freio. Isso foi possível devido à evolução tecnológica dos motores M-Benz e das caixas automáticas.

Além do ?Top brake? e do ?retarder?, os ônibus articulados Mercedes-Benz também são equipados com freio a disco (modelo O-500 UA) ou a tambor (O-500 MA). Juntos esses componentes proporcionam maior redução nos custos operacionais, graças ao menor desgaste de freios e pneus. Opcionalmente, estes veículos podem ser equipados com freio ABS, aumentando ainda mais a segurança.

A Mercedes-Benz oferece ao mercado dois modelos de articulados: O-500 MA com piso normal, para corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas e para pontos de embarque ao nível da calçada, e O-500 UA com piso baixo tipo ?low entry?, para pontos de embarque ao nível da calçada. As duas versões do ônibus O-500 articulado são indicadas para transporte de elevado número de passageiros. Dependendo da configuração interna da carroçaria e da disposição dos bancos e do salão de passageiros, podem levar mais do que 160 pessoas.

Estes veículos são equipados com o motor eletrônico OM 457 LA, de 360 cv de potência a 2.000 rpm, com torque de 1.600 Nm a 1.100 rpm. O elevado torque garante força ao ônibus a partir das baixas rotações, agilizando as arrancadas e retomadas.

?Reconhecido no mercado por sua eficiência em outros modelos de ônibus e caminhões da marca, o ?Top brake? também oferece maior segurança para o veículo e, consequentemente, para o grande número de passageiros que utilizam ônibus articulados nas grandes cidades?, afirma Curt Axthelm, gerente de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

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