Mostrada pela primeira vez no Salão de Detroit, a Dodge Tomahawk é chamada de motomíssil. Era apenas uma moto-conceito quando foi apresentada como o veículo mais rápido do mundo. No Salão de Detroit ela foi tida como uma mostra de exibicionismo da moderna engenharia da Chrysler, que detém a marca Dodge e hoje forma o grupo DaimlerChrysler, que controla também a Mercedes-Benz. A Dodge sempre foi vinculada aos utilitários e veículos fora-de-estrada e entrar neste segmento foi uma surpresa em nível mundial.
O interesse pela motocicleta de motor de 10 cilindros e potência superior a 500 cavalos foi tanto que a marca resolveu fabricar dez cada ano, a começar do início de 2004. As dez unidades já estão inclusive vendidas, encomendadas por magnatas que nem pensaram duas vezes em pagar mais de meio milhão de dólares por este brinquedo do futuro que pode fazer mais de 300 milhas por hora, ou seja, 480 km/hora (e olha que a velocidade é limitada eletronicamente, podendo teoricamente chegar a mais de 700 km/hora).
O motor é o mesmo do Dodge Viper, um V10 capaz de levar a Tomahawk a ganhar velocidade como o míssil que leva o seu nome devido a seu peso leve. O tanque de combustível dessa “máquina do futuro?? é de apenas 12,5 litros, bem limitado para uma motocicleta com motor V10 e que deve, por estimativa, fazer uma média de 8 km/litro em circuito misto.
Mas o que menos importa a quem quer ter uma moto dessas é quanto ela faz por litro. Quem paga mais de meio milhão de dólares por uma motocicleta, certamente não tem esse nível de preocupação. Quer ser diferente, ter uma moto que poucos mortais no mundo certamente poderão ter, ainda que sejam milionários. A excentricidade é o que conta.
È assustador imaginar uma motocicleta com tamanha potência. Seu poderoso motor V10 tem nada menos que 8.277 cc cilindrada. Seus 500 cavalos são conseguidos a giros baixos, por incrível que pareça: 5.600 giros. Seu estrondoso (sic) torque de 712 Nm a ínfimos 4.200 giros. A sua transmissão não usa correntes e a Dodge Tomahawk tem apenas duas marchas. Imensa, ela tem 2,59 metros de comprimento e 0,70 metro de largura. Sua altura é de 1,3 metro.
O valor pago a uma moto dessas é agressivo. É um acinte que deve ser reservado a apenas alguns excêntricos. Loucos ou milionários, não importa. A moto acaba de ser colocada à venda na Europa. (BN)