Tiida 2008 é confortável e fácil de dirigir

tiida01111007.jpgÚnico hatch de origem japonesa disponível no Brasil, o Tiida é o terceiro produto do plano Shift – Mercosul da Nissan Mercosul. O novo Nissan chegou ao mercado como modelo 2008 e em duas versões de acabamento: ?S? e ?SL? – com câmbio manual, de seis marchas, ou automático, de quatro.

tiida02111007.jpgProduzido em Cuernavaca, no México, o Tiida desembarcou por aqui isento de impostos de importação, graças a acordo fechado entre os dois países em 2005. O benefício reflete no preço final do carro. Na versão mais acessível, a ?S?, equipada com transmissão manual e pintura sólida, o preço sugerido é de R$ 53.290,00. A versão ?SL?, com alavanca automática e pintura metálica, não sai por menos de R$ 68.480,00.

tiida03111007.jpgO Tiida herdou alguns elementos visuais de modelos topo de linha da Nissan. O crossover Murano, por exemplo, motivou o seu capô vincado, a grade dianteira ?risonha?, de acabamento cromado, ladeada por faróis que invadem as laterais. O cupê esportivo 350Z cedeu às lanternas traseiras pontiagudas. A lateral, por sua vez, tem semelhanças com concorrentes como o Peugeot 307 – no caso, o formato da moldura dos vidros, o teto de caimento acentuado e as lanternas. O Tiida mede 4,29 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,54 m de altura e tem 2,60 m de distância entre eixos.

tiida04111007.jpgSeu interior chama a atenção pelo espaço interno, amplo e capaz de acomodar quatro pessoas sem apertos. Os bancos dianteiros contam com alavancas laterais para o ajuste da altura e inclinação do encosto. A coluna de direção possui regulagem de altura manual. No painel, a instrumentação segue o mesmo visual de outros modelos da Nissan: três mostradores dispostos lado a lado, com o velocímetro no centro, o conta-giros à esquerda e o marcador do nível de combustível à direita.

tiida06111007.jpgConstam da lista de equipamentos de série vários porta-objetos distribuídos pela cabine – no painel, console central e portas -, porta-luvas com iluminação e fechadura, banco traseiro bipartido, direção com assistência elétrica e vidros dianteiros e traseiros elétricos com função de um toque para o do motorista. O hatch é comercializado com motor 1.8 litro de quatro cilindros e 16 válvulas, a gasolina, capaz de desenvolver 124 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 17,5 kgfm de torque, a 4.800 rpm, sendo que 90% dessa força está disponível a 2.400 rpm.

tiida08111007.jpgtiida09111007.jpgDurante avaliação, o Tiida mostrou-se confortável, estável e fácil de dirigir, com bom desempenho. De acordo com a Nissan, equipado com câmbio manual, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e atinge 192 km/h de velocidade. E o hatch automático leva 11,9 s para chegar a 100 km/h e atinge máxima de 181 km/h. O Tiida mecânico também leva vantagem quando o assunto é consumo. Em percursos urbanos, são 11,6 km/l, contra 11,2 km/l do câmbio automático. Na estrada, são 16,8 km/l e 16,5 km/l, respectivamente. (BN)

Ficha técnica

MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16V, gasolina, com CVVTCS

CiIindrada: 1.798 cm3³

Potência: 124 cv a 5.500 rpm

Torque: 17,5 kgfm a 4.800 rpm

Transmissão

Câmbio: Manual, de seis marchas, ou automático, de quatro, com overdrive

Suspensões

Independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora na frente e eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais atrás

Dimensões

Comprimento: 4,29 m

Largura: 1,69 m

Altura: 1,54 m

Entre eixos: 2,60 m

Freios

Discos sólidos na frente e tambores atrás – ABS, EBD e BAS na versão "SL"

CAPACIDADES

Tanque: 52 litros

Porta-malas: 289 litros ("S") e 463 litros ("SL")

PREÇO

A partir de R$ 53.290,00

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo