Baseado no protótipo Concept A, mostrado no início do ano pela VW, em Berlim, na Alemanha, o Tiguan exibe linhas mais robustas e agressivas que as do Touareg. Na dianteira, o jipinho traz a identidade visual da marca, a grade frontal em "V", incorporada aos faróis recortados, que lembram os do conversível Eos.
Seu interior é marcado pela esportividade, com direito a bastante couro preto no acabamento, e alguns insertos metálicos no painel, na base da alavanca de câmbio e nas portas. Para não destoar muito do exterior, os bancos contam com desenhos e costuras na cor laranja. Já a iluminação dos instrumentos e da tela do sistema de navegação é azulada.
A Volkswagen não divulgou informações sobre o conjunto mecânico. Limitou-se a revelar que o propulsor é o mesmo Bluetec, a diesel, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Audi e a Mercedes-Benz. De acordo com a Volks, o Bluetec é capaz de eliminar 90% das emissões de partículas emitidas por motores a diesel convencionais. Com o Tiguan a Volkswagen está no encalço do novo Freelander. Mais detalhes do novo utilitário esportivo serão apresentados no início de 2007.