A linha Tiger Explorer, da Triumph, foi completamente remodelada e está chegando às concessionárias brasileiras, neste mês, nas versões XR (R$ 58.500,00) e XCx (R$ 70.500,00). A fabricante inglesa também está iniciando as vendas, em julho, da nova Speed Triple R, que está disponível nas concessionárias pelo preço de R$ 59.500,00. As novidades foram apresentadas mundialmente na última edição do Salão de Milão, no final do ano passado.
Modernizada, a Tiger Explorer é a mais nova motocicleta adventure para pilotos que procuram por uma aventura emocionante e, ao mesmo tempo, segura e confortável seja no caminho diário ao trabalho ou numa viagem intercontinental. Sem perder o estilo inconfundível da primeira versão, lançada em 2011, a Tiger Explorer continua com seu padrão de definição de classe superior, trazendo para o segmento um novo nível da beleza contemporânea e muita imponência. Todos os modelos da família são equipados com o mesmo motor tricilíndrico, exclusivo na categoria adventure, com 1.215 cc e 12 válvulas, capaz de desenvolver 139 cv de potência (a 9.300 rpm) e 123 Nm de torque (a 6.200 rpm).
A nova Triumph Speed Triple R leva o legado da primeira street fighter de fábrica a um nível completamente novo em termos de desempenho, agilidade, potência, manejo e capacidade. Equipada com um novo motor triplo de 1050 cc, a nova Speed Triple R redefine o conceito de motocicleta roadster com desempenho naked. Seu novo motor conta com 104 inovações que se combinam para produzir mais potência e, o mais importante, mais torque em todas as faixas de rotações, proporcionando também uma redução de até 10% no consumo de combustível. O desempenho é incrível: são 140 cv de potência e 112 Nm de torque.
Explorer XR e Explorer XCx
Ambos os modelos possuem um câmbio especialmente desenvolvido para facilitar as viagens de longa distância, com uma relação de marchas longa, além de também proporcionar uma economia de combustível de 5% em relação ao modelo anterior. As novas Tiger Explorer XR e XCx ainda apresentam o benefício adicional de uma transmissão final por eixos e baixos custos de manutenção. A motocicleta apresenta um novo sistema de escape que auxilia o desempenho do motor e também proporciona o clássico e imponente som que se espera de um motor Triumph de três cilindros.
Um novo e sofisticado recurso do modelo, na versão XCx, é a Unidade de Medição de Inércia (IMU, ou Inertia Measurement Unit), que faz a medição contínua do comportamento da motocicleta e de seus movimentos, de acordo com a taxa de inclinação do piloto, esterçamento e aceleração vertical, longitudinal e lateral. Estas informações são processadas pela nova Unidade de Controle Central da Triumph Explorer (CCU, ou Chassis Control Unit), que oferece os dados relevantes ao sistema TSAS, através do qual ele otimiza continuamente as configurações de suspensão traseira. Os dados IMU são utilizados para otimização dos freios ABS e do controle de tração também em curvas, oferecendo ao piloto a melhor frenagem e controle da motocicleta em todos os ângulos (na versão XCx).
O modelo de entrada XR dispõe de freios ABS multicanal e combinados pela dianteira e controle de tração, enquanto a Tiger Explorer XCx oferece, adicionalmente, de série, o recurso de otimizar o uso dos freios ABS e do controle de tração nas curvas, por meio do monitoramento do ângulo de inclinação nas curvas. Isso garante à moto uma excelente estabilidade, fre,nagem e controle, mesmo ao lidar com as curvas mais fechadas.
Speed Triple R
Como outros modelos da linha de motocicletas Triumph, a nova Speed Triple R também conta com um conjunto de tecnologias focadas no piloto, incluindo freios ABS comutável e controle de tração comutável. Entre os recursos que ampliam o desempenho e a capacidade da Speed Triple R, estão uma nova ECU (Unidade Eletrônica de Controle), aliada a um novo acelerador Ride-by-Wire ajustável, com mapas de aceleração selecionáveis que melhoram a pilotagem, a resposta e o controle. Agora, são cinco modos diferentes de pilotagem à disposição: “Road”, “Rain”, “Sport”, “Track” e o novo “Rider Configurable”, que permite que o piloto configure a motocicleta para obter o melhor desempenho de acordo com as condições da estrada ou do meio ambiente.
Um dos segredos da nova Speed Triple R é o seu estilo agressivo e atlético. O design estreito e realçado conta com faróis duplos exclusivos, incorporando a exclusiva luz de posição diurna. A postura baixa e ágil é acentuada pelo novo quadro esguio e uma rabeta totalmente nova inspirada na esportiva Daytona 675R. Tudo isso foi obtido sem perder a beleza naked minimalista que é sinônimo da Speed Triple. O conjunto motor/radiador ficou consideravelmente mais estreito, proporcionando 20 mm a menos de distância entre eixos.