Terceira geração do IS 250 chega ao Brasil

Seis meses após ser apresentado como uma das estrelas da Lexus no Salão de Detroit (EUA), a terceira geração do IS 250 chega ao Brasil para atrair o motorista que preza rodar com conforto e requinte e não dispensa aquela coceirinha em pisar mais fundo no acelerador. A cada mês, menos de uma dezena de clientes da divisão de carros de luxo da Toyota sentirá o “prazer ao dirigir” o sedã médio, como promete o slogan de lançamento do carro. Esse é o volume esperado pela marca a partir de setembro, quando o importado japonês estará disponível na única concessionária da Lexus no país, localizada em São Paulo as encomendas, porém, já podem ser feitas.

As versões oferecidas serão a Luxury e a F Sport, ambas com motor 2.5 V6, de 208 cavalos de potência e 25,2 kgfm de torque. Os preços sugeridos de R$ 175 mil e de R$ 188 mil, respectivamente, justificam a quase exclusividade do modelo. O IS 250 2014 foi concebido para ser um sedã diferenciado nas ruas. A inspiração veio do elogiado conceito Lexus LF-CC apresentado no último Salão de Paris, em 2012. O visual dianteiro é o ponto alto do carro. A nova grade tipo Spindle, em formato poligonal e que identifica todos os produtos da montadora, chama a atenção logo de cara, deixando o veículo com uma aparência de poucos amigos. Ela acompanha o vinco marcante que recorta o capô e vai até a base do para-choque.

Outro destaque são as luzes diurnas de LEDs em forma de “L” deitado, separado dos faróis. O efeito criado pelo contorno do conjunto óptico, especialmente à noite, deixa o sedã ainda mais agressivo. Na traseira, as lanternas apresentam grafismos em preto e vermelho e escapamento com dupla ponteira em acabamento cromado. Apesar da linha de cintura elevada, o centro de gravidade do carro é baixo, realçando o ar esportivo.

Interior

O novo Lexus IS cresceu 8,5 cm no comprimento, sendo 7 cm só no entre-eixos. Isso permitiu um maior espaço interno e conforto, sobretudo para os passageiros dos bancos traseiros (dois no máximo), além de maior capacidade de carga. O acabamento interno valoriza a sofisticação, com assentos ventilados e couro nos bancos e no volante multifuncional, além de detalhes em madeira e imitação em aço escovado (este na versão F Sport).

O sedã traz todos os itens comuns à categoria premium, como direção elétrica, computador de bordo, piloto automático, sensores de chuva, estacionamento e auxílio de partidas em ladeiras, sistema de partida sem chave, regulagem elétrica dos bancos dianteiros com memória, teto solar, ar-condicionado digital de duas zonas, entre outros. Oferece ainda sistema multimídia com tela de 7 polegadas, que integra, além do CD e DVD player, câmera de ré, TV digital e sistema de navegação os comandos são operados por um joystick no console. Conexão Bluetooh e entradas auxiliar e para USB complementam o conjunto.

O pacote de segurança traz dez airbags, freios ABS e EBD, controle de tração e estabilidade, faróis com lavadores e regulagem automática e parabrisa repelente à água.

Os principais concorrentes do novo IS 250 serão o BMW 328i e o Mercedes-Benz C250, mas a empresa não descarta a briga com a Audi leia-se A5. Segundo Thiago Carlucci, gerente da Lexus no país, o F Sport deverá representar 60% das vendas do modelo.

Ao volante

O IS 250 realmente entrega esportividade ao dirigir. Os 208 cv do motor 2.5 V6 Dual VVT-i parecem números tímidos em se tratando de um bloco V6, mas respondem com empolgação aos comandos do pé direito. No modo direção Sport, então, o giro sobe rapidamente e o ronco dos seis cilindros surge mais forte. A versão F Sport é dotada de um gerador de som, localizado na tomada de ar, que engrossa ainda mais o som vindo do motor. Se preferir, o condutor pode ousar mais nas ultrapassagens e retomadas através das trocas sequenciais por meio de borboletas atrás do volante ou num botão na alavanca do câmbio automático de seis velocidades. H&aacute,; também o modo ECO que otimiza o menor consumo, mas corta o “barato” do desempenho mais instigante e a posição Normal, que configura a suspensão para trabalhar de maneira confortável.

Saiba mais

A marca Lexus vende hoje em média 20 veículos por mês.

Pós-venda

Mesmo à venda apenas na concessionária Lexus Morumby, em São Paulo, o IS 250 terá assistência pós-venda em outras seis capitais do país: Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Belo Horizonte. O atendimento será feito nas concessionárias Toyota.

Catálogo

Antes do IS 250, a Lexus oferecia no país a versão 300, com motor 3.0 V6, com motor 3.0 V6 231 cv. O catálogo se completa com o sedã grande LS 460L, o sedã médio-grande ES 350, o hatch híbrido CT200h e o utilitário esportivo RX 350.

Pedestre

O capô, foi desenhado para absorver o forte impacto dos pedestres, em caso de atropelamento.

* O jornalista viajou a convite da Lexus

 

Divulgação


Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo