Terceira geração do Focus será lançada no Brasil

Depois de várias aparições em eventos na Argentina e no Brasil, a terceira geração do Focus está sendo lançada oficialmente pela Ford em nosso mercado. Oferecido nas versões hatch e sedã, motores Sigma 1.6 e Duratec 2.0, ambos flex, e com o visual já alinhado aos demais modelos da marca, o carro chega ao país importado da Argentina com preços que partem de R$ 60.990 para o hatch e R$ 69.990 para o sedã.

As vendas começam em outubro e a Ford admite que o Focus na versão sedã terá vida difícil no Brasil. Em agosto o Honda Civic (atual líder entre os sedãs médios) vendeu 5.636 unidades, cerca de 600 carros a mais que o Focus no ano inteiro. Já a vida do hatch será mais fácil. Líder do segmento em 2013 e 2012 (e vice em 2011), o novo Focus terá no Golf 7 um rival superior em qualidade, mas não em vendas. Inicialmente importado da Alemanha, o hatch não terá volume suficiente de emplacamentos para ameaçar a liderança da Ford.

O Focus Sedan terá somente motor 2.0 e câmbio automatizado Powershift de seis marchas e embreagem dupla. De acordo com Oswaldo Ramos, gerente de marketing da empresa, pesquisas demonstraram que esse tipo de cliente dispensa o câmbio manual e prioriza o conforto do automática, além de exigir mais potência. Por isso, a Ford aposentou o motor 1.6 desta versão com câmbio manual.

Na versão S, a de entrada, o carro oferece além da direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico e alarme, freios ABS com EBD, airbag duplo, controles de tração e estabilidade; assistente de partida em rampas, aviso de pressão dos pneus, sistema Sync com comando de voz, Bluetooth, entradas USB e auxiliar e controles de áudio no volante, tela LCD multifuncional de 3,5” no console e rodas aro 16.

A versão SE adiciona quatro airbags (totalizando seis), bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, controlador automático de velocidade e rodas de 17 polegadas. A tela multifuncional cresce para 4,2” e passa a ser colorida. Além disso, a configuração intermediária conta com o pacote Plus, opcional de R$ 3 mil, que incorpora chave com sensor de presença e botão de ignição, sensor de chuva, acendimento automático de faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico e ar-condicionado digital de duas zonas.

Por fim, a versão top de linha Titanium recebe os itens do Pacote Plus da versão SE como equipamentos de série: rodas personalizadas (pretas) e o sistema Sync mais completo, que ganha tela touch screen de 8”, uma nova entrada USB, entrada de vídeo RCA e GPS, além de novos alto-falantes da Sony. O opcional Plus do Focus Sedan Titanium, de R$ 8 mil, é composto por faróis de xenônio, luzes diurnas de LED, teto solar, sensor de estacionamento dianteiro, sistema automático de balizas (que estaciona o carro sozinho) e banco do motorista com ajustes elétricos.

Motores

O motor é o mesmo Duratec Direct 2.0 para todas as versões do sedã, de injeção direta de combustível e flex. Conforme os dados da Ford, gera 178 cv (etanol) e 175 cv (gasolina). Acoplado sempre a uma transmissão automatizada (Powershift) de dupla embreagem e seis marchas, faz uma média de 8,6 km/l na estrada e 6,6 km/l na cidade, quando abastecido com etanol. Por sua vez, o motor Sigma 1.6 Flex, exclusivo para o hatch, conta também com duplo comando de válvulas variável e dispensa o uso de tanque auxiliar para a partida a frio. Ele gera potência de 135 cv (etanol) e 131 cv (gasolina) e no que se refere ao consumo, a Ford diz que a versão manual faz 9,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. O hatch oferece a opção da transmissão sequencial PowerShift ou manual de 5 velocidades.

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