O sul-africano Gordon Murray, renomado projetista de carros, tem em seu currículo o desenvolvimento de máquinas como o monoposto da Brabham campeão da Fórmula-1 em 1981 com Nelson Piquet. E nada menos que o McLaren F1, o primeiro carro de rua lançado pela escuderia britânica em 1991. Hoje Murray “se ligou” em outro ramo. Seu negócio agora são os veículos elétricos. Depois do subcompacto T27, a empresa do engenheiro, a Gordon Murray Design, apresentou na semana passada, o Teewave AR.1, sua primeira proposta para um esportivo conversível movido somente por energia elétrica. Apesar do termo “esportivo” dado pela empresa, o desempenho do Teewave é modesto. A prova de aceleração do 0 aos 100 km/h demora 11,4 segundos e sua velocidade máxima é de 150 km/h. De acordo com a Gordon Murray Design, o motor elétrico do AR.1 gera o equivalente a 65 cv e 18,3 kgfm de torque máximo. E é pouco para um esportivo de verdade. O Teewave não é tão esportivo assim. O modelo vai do 0 aos 100 km/h em 11,2 segundos e não passa de 150 km/h. Mas por outro lado, o modelo não emite uma única partícula de gases poluentes e pesa meros 850 kg graças a estrutura e carroceria moldada em fibra de carbono. De acordo com a marca, as baterias de íon lítio do veículo garantem autonomia de 190 km. E a recarga pode ser feita em tomadas elétricas convencionais e leva seis horas para ser concluída. A empresa de Gordon Murray, entretanto, ainda não pensa em lançar o veículo no mercado, somente usá-lo para divulgação.
