Tecnologia “flex” chega ao Focus 2008

eautfocus1030507.jpgLançado no Brasil em 2001, o Ford Focus é fabricado na Argentina e equipado com motor feito no Brasil, em Taubaté, interior de São Paulo. Embora tendo uma presença discreta no mercado, num segmento que a cada dia está sendo mais disputado, ele mantém o nível de vendas de cerca de 17 mil unidades por ano.

Seis anos após seu lançamento, o Ford Focus permanece um carro atual. Fabricado na Argentina e oferecido como sedã ou hatch, ele agora passa a ser multicombustível em sua versão equipada com motor 1,6 litro. O Ford Focus tem uma personalidade forte, e oferece qualidade, dirigibilidade, "design" e variadas opções de modelos para o consumidor brasileiro.

eautfocus2030507.jpgO modelo Hatch tem linhas esportivas e aerodinâmicas, enquanto o Sedan tem estilo clássico apropriado para sua característica. Agora, a linha 2008 do Focus é ampliada com a versão flexível para a motorização 1.6 l, disponível tanto para a carroceria hatch como para o sedan, com um propósito único: o melhor custo-benefício do segmento.

Novidade do modelo para 2008 é a engenharia "flex" da Ford. O novo motor RoCam 1.6 L Flex deu ao Focus um desempenho ainda melhor frente à versão anterior a gasolina, que mostrou um aprimoramento do produto. Seu torque máximo, de 15,9 kgfm com álcool e 15 kgfm com gasolina (a 4.250 rpm), representa um ganho de 10% e 5% respectivamente. A potência, de 112,6 cv com álcool e 105,2 cv com gasolina (a 5.500 rpm), também teve um acréscimo de 8% e 2%, na mesma ordem.

eautfocus3030507.jpgA potência específica do novo motor é a mais elevada da sua classe, superando inclusive a de concorrentes de maior cilindrada. O propulsor atinge marcas significativas em termos de aceleração, retomada e velocidade final, ao mesmo tempo garante economia de combustível insuperável em sua classe. Para receber a versão "flex", o Focus passou por aprimoramentos na transmissão, no sistema de embreagem e no eixo traseiro. A conseqüência foi o refinamento na dirigibilidade sem qualquer prejuízo do silêncio interno. O Focus é o segundo modelo mais vendido entre os "hatches" médios, com destaque para o modelo de 1.600 cilindradas.  

O Focus 1.6 L Flex 2008 Hatch tem preço sugerido de R$ 43.490,00 e o Sedan a partir de R$ 48.720,00. Ambas versões chegam com o mesmo preço de lista da versão 2007, que, comparando com seus concorrentes, faz dele o carro médio de menor preço de entrada nos dois segmentos. (BN)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo