As atrações no estande da Volkswagen no 27º Salão do Automóvel de São Paulo eram para ser o novo Fusca (ou a segunda geração do Beetle) e o compacto Up!, que logo virá para o Brasil. No entanto, quem roubou a cena foi o Taigun, um utilitário esportivo criado sobre a mesma plataforma do Up! e que, diz a marca, teria sido concebido pensando no consumidor brasileiro.

continua após a publicidade

O carro, que tem no nome uma adaptação tropicalizada do Tiguan, é equipado com um motor 1.0 de 3 cilindros TSI. Ele gera 110 cv e tem 17,9 kgfm de torque a 1.500 rpm. O câmbio é manual, de seis marchas. No interior, o painel de instrumentos traz na sua parte superior medidores de temperatura do óleo do motor, da água e pressão do turbo, lembrado os usados pelo Fiat Idea Adventure.

O estilo do jipinho é parecido com o do Duster, inclusive com para-lamas salientes e linhas bem quadradas. Os vidros traseiros são basculantes, em vez dos tradicionais e as portas traseiras possuem maçanetas embutidas na coluna C. A VW cogita colocá-lo em produção em série para brigar com EcoSport e Duster, além de Chevrolet Trax e Peugeot 2008, que vão aparecer no Brasil em breve.

Além dos modelos citados acima, a Volks trouxe à feira paulistana o Cross Coupé (conceito que é tido como a segunda geração do Tiguan), o E-Bugster (o novo Fusca em versão elétrica), o Tiguan R-Line e o Jetta Hybrid, que poderá ser vendido aqui para fazer frente ao Fusion Hybrid e ao Toyota Prius.

Gol duas portas

continua após a publicidade

O Gol duas portas da nova geração também ganhou destaque durante a apresentação da VW. A versão, que ficou na geladeira por mais de quatro anos, chega às lojas no final de outubro, com preço a partir de R$ 26.690. O principal rival, o Fiat Uno, já conta com a versão duas portas desde 2010. A retirada das portas traseiras significará uma economia de R$ 1.300 para os clientes (mais em conta que o Uno), que terão de levantar uma alça para rebater o banco dianteiro ao acessar a fileira de trás.

Divulgação
Divulgação