Produzido pela fabricante TAC – Tecnologia Automotiva Catarinense – de Joinville, Santa Catarina, o jipe Stark entrou em produção com um pequeno atraso.
O mais novo carro nacional tinha o início das vendas projetadas para o segundo semestre de 2009, mas só na última segunda-feira (14/12), sua comercialização foi iniciada.
O anúncio da produção coroa uma história que ganhou corpo após a apresentação do primeiro conceito no Salão do Automóvel de São Paulo de 2006.
Na época, o utilitário apareceu com motores da Volkswagen, 1.8 e 2.0, uma motorização que foi trocada pelo propulsor 2.3 16V Multijet da Fiat, o mesmo que equipa o comercial Ducato. A mudança na medida para encarar o Troller T4 e o Agrale AM50 Marruá, ambos equipados com motores turbodiesel. Com 127 cv de potência a 3.600 rpm e 30,6 kgfm de torque a 1.800 rpm, o propulsor faz justiça ao nome Stark, que significa “forte” em alemão.
Conjugado ao motor com “intercooler” e injeção “common-rail”, está um câmbio de cinco marchas. As credenciais fora-de-estrada são suportadas pelo sistema de tração integral, com opção de repasse da força apenas para as rodas traseiras, para as quatro rodas e também com reduzida, todas com engate manual. Suas dimensões devem colaborar para as incursões “off-road”.
São apenas 4,08 metros de comprimento, com 2,54 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,90 m de altura. Seu peso de 1.635 kg, está dividido igualmente entre os dois eixos. Os ângulos de entrada de 49º e de saída de 44º são agressivos, tal como o ângulo de rampa de 29º. A altura mínima do solo é de 24 cm.
Suas suspensões são atuais, do tipo duplos braços sobrepostos independente nas quatro rodas, com curso de 16 cm na dianteira e 18 cm na traseira. Mas os freios a disco ventilados nas quatro rodas, não contam com o auxílio do ABS, uma segurança extra no asfalto. As rodas são de alumínio aro 16 com pneus todo-terreno 255/70.
Longe de ser apenas funcional, o projeto do Stark conjuga painéis de plástico reforçado com elementos estruturais visíveis, como tubos de aço entremeados, em um conjunto que passa uma sensação de arrojo.
O espaço interno não é muito avantajado, mas comporta com folga dois adultos na frente e duas pessoas de menor estatura nos bancos traseiros. Para compensar, o habitáculo tem itens de conforto previsíveis, como ar-condicionado, direção hidráulica, bancos revestidos em couro, vidros elétricos, entre outros.
A TAC na última segunda-feira (14), iniciou a comercialização do Stark pelo preço de R$ 98.780,00 . As perspectivas são boas, pois quando foi exibido pela TAC em seu estande na última edição do Salão de São Paulo, em 2008, o Stark fez sucesso. O primeiro lote de 25 unidades foi encomendado durante o próprio evento, uma recepção quente para o jipinho do mais novo fabricante nacional.