Quando do lançamento do sedã médio “premium” Symbol Previlège, em março, a montadora francesa instalada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da Grande Curitiba, deixou clara sua intenção: renovar-se em um segmento competitivo, onde ela estava devendo um produto para substituir o Clio Sedan.

continua após a publicidade

O Symbol encaixou-se como uma luva no portfólio da Renault, posicionando-se entre o Logan e o Mégane, e chegou para reconquistar e fidelizar clientes da marca. Utilizando à mesma plataforma do Clio Sedan, o Symbol traz diversas semelhanças, como espaço interno e o motor 1.6 litros, de 16 válvulas, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.

Na versão avaliada pelo Jornal do Automóvel, a topo de linha Privilège, os vidros elétricos com função ‘one-touch’ (um toque), nas quatro portas, são itens de série.

Os comandos dos vidros dianteiros ficam na porta do motorista, enquanto os dos vidros traseiros ficam entre os bancos do motorista e do passageiro, uma ergonomia discutível, conhecida em outros modelos da Renault.

continua após a publicidade

O condutor tem a opção de ajustar a altura do banco e volante por meio de comandos manuais.

A coluna de direção também traz o comando para o sistema de som, do lado direito, próximo ao limpador de pára-brisa. Bom acabamento interno traz o Symbol, mas ainda assim foi possível encontrar pequenas rebarbas no painel, próximo ao porta-luvas, e no porta-objetos das portas.

continua após a publicidade

Seus bancos são revestidos em veludo no modelo Privilège. O plástico do painel traz duas combinações de cinza, mesclada com detalhes em alumínio que combinam com as maçanetas internas.

No centro do painel está o rádio CD Player com leitura para MP3 e o ar-condicionado digital, ambos de série. Na parte superior o display digital exibe informações do sistema de som, relógio e temperatura externa.

Seu motor 1.6 litros, de 16 válvulas, é o mesmo utilizado em outros modelos da Renault, capaz de gerar 110 cv (gasolina) e 115 cv (álcool) de potência a 5.750 rpm.

Com o bom torque de 16 kgfm (álcool) alcançado a 3.750 rpm, o Symbol mostra disposição para a estrada, principalmente em retomadas. Ao ser abastecido com gasolina, o torque é de 15,2 kgfm no mesmo regime de rotação.

Bom de dirigir na cidade, a suspensão do Symbol filtra bem os incômodos do asfalto e dá a estabilidade necessária, apesar das saídas de traseira em curvas mais acentuadas na estrada.

Pequeno incômodo que certamente a Renault corrigirá em seu sedã premium é a alavanca de câmbio, que balança (chacoalha) em altas velocidades e frenagens. Sedãs pequenos exercem considerável atração sobre famílias de classe média, em geral casais jovens, com filhos pequenos. Por isso, o Symbol encontrará seu cliente específico no segmento dos sedãs como pretende a Renault. (BN)

Ficha técnica

Motor: K4M Hi-Flex, dianteiro, 4 tempos, bicombustível, 4 cilindros em linha, 16 válvulas / 1.598 cm³ cilindradas
Potência: 110 cv (G) e 115 cv (A) a 5.750 rpm
Torque: 15,2 kgfm (G) e 16 kgfm (A) a 3.750 rpm
Câmbio: Manual de cinco marchas
Compr.: 4,26 m
Largura: 1,92 m (com retrovisores)
Altura: 1,44 m
Eixos: 2,47 m
Peso: 1.045 kg
Susp.: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais, na dianteira, e rodas semi- independentes, molas helicoidais e amortecedores telescópicos verticais com barra estabilizadora, na traseira
Freios: Duplo circuito X, discos ventilados dianteiros e tambores traseiros.
ABS opcional.
Tanque: 50 litros de combustível
P.-malas: 506 litros de bagagem
Preço: R$ 44.490,00