Quando lançou uma moto totalmente nova no espaço Dior, em Paris, a Gladius, nova “naked” de 650 cilindradas, a Suzuki surpreendeu o mercado.

continua após a publicidade

Foi em glamuroso evento que aconteceu a apresentação dessa surpresa da Suzuki no mercado europeu.

Depois de muitos anos na estrada, a “naked” SV 650 foi aposentada e agora substituída pela Suzuki Gladius SFV 650 apresentada nos salões europeus do ano passado.

Totalmente nova, a Gladius é uma “naked” que utiliza o consagrado motor da SV650, e que também é comercializada para o mercado americano. Com a Gladius, a Suzuki elimina lacuna que havia em seu “mix” de produtos, apresentando uma competidora à altura de enfrentar a estabelecida Kawasaki ER-6n e outras do segmento “naked”.

continua após a publicidade

Seu quadro de aço em treliça tem garfo telescópico convencional com ajuste na pré-carga da mola, na dianteira.

Atrás, a balança de formato tradicional e feita em aço tem um único conjunto mola-amortecedor com sete regulagens da pré-carga da mola.

continua após a publicidade

As rodas de liga leve são de 17 polegadas e calçadas com pneus Dunlop Qualifier sem câmara nas medidas 120/70, na dianteira, e 160/60 na traseira.

Completam o conjunto, disco duplo de freio na dianteira e um disco simples na traseira, com a opção do sistema antitravamento (ABS). A Gladius vem equipada com o motor bicilíndrico de 650 cc da SV capaz de gerar 70 HP e terá sua comercialização na Europa a partir de fevereiro de 2009.

Chama a atenção o assento bicolor, o grupo ótico avançado e chassi trelissado. Ainda terá freios com pinças da Tokico, pneus Dunlop Qualifier e painel completo. A Gladius foi projetada para oferecer comodidade no uso diário urbano e em viagens, com peso seco de 202 quilos e uma altura de assento ideal para todo tipo de usuário.

Estas especificações não fazem da Gladius u’a moto de pista. E nem essa é sua proposta.

Pelo contrário, ela veio para atender os jovens pilotos que deixaram motos menores e buscam uma “naked” versátil e fácil de pilotar – seja para rodar na cidade ou por sinuosas estradas.

Como opcional, a Gladius poderá vir equipada com sistema ABS. A oferta de cores tem quatro opções: preto, preto com toques em verde limão, branco pérola com toques de vermelho e branco com toques de azul.