Preparada especialmente para as trilhas a DR-Z400E é leve, compacta e ágil como uma motocicleta de “motocross” com motor 2 tempos, porém com ampla faixa de potência e torque produzidos por seu motor 4 tempos.
Muito fácil de pilotar, desde que chegou ao Brasil este modelo tem conquistado os praticantes profissionais e amadores do esporte “off-road” sobre duas rodas. A DR-Z400E já esteve presente em competições como o Rally dos Sertões, Brasileiro de Cross Country e Brasileiro de Enduro, sempre levando seus pilotos aos primeiros lugares.
A versão está disponível nas concessionárias Suzuki de todo Brasil com nova carenagem frontal, o que somado à nova tonalidade do amarelo criou um visual agressivo e esportivo.
Entre seus diferenciais está a partida elétrica, que poupa o piloto de esforços desnecessários (o kit de pedal de partida está disponível como item opcional).
Versatilidade e força são características marcantes da DR-Z400E, e o responsável por isso é seu motor DOHC (duplo comando com 4 válvulas no cabeçote) de 398 cilindradas e refrigeração líquida. A potência máxima é de 49 HP a 8.500 RPM e o torque 4,4 Kgf.m a 7.000 RPM.
A tecnologia de ponta aplicada pela Suzuki em seus modelos permite a construção de motores cada vez mais fortes, porém sempre mais compactos e leves. Na DR-Z400E, o uso abundante de alumínio e magnésio garantiu a redução do peso e proporcionou melhor transferência de calor. O peso seco dessa motocicleta é de apenas 119 kg.
O reservatório de óleo construído no chassi e o sistema de cárter seco resultaram na redução da carcaça do motor, que por sua vez foi posicionado o mais baixo possível no chassi, proporcionando ótimo controle na hora da pilotagem. Além disso, as medidas compactas dessa motocicleta permitem o contorno das curvas de forma perfeita e fácil.
O sistema de suspensão apresenta dianteira tipo convencional com cartucho de 18 ajustes de retorno e 14 de compressão. Na traseira, sistema “link” progressivo com amortecedor de 26 regulagens de compressão e 21 de retorno. Os freios são a disco e de acionamento hidráulico na dianteira e traseira.
Apesar de ser um modelo “off-road” a DR-Z400E não priva seus usuários do conforto; o banco de espuma espessa e macia é modelado de forma que o piloto tenha total liberdade de movimento sobre a moto, possibilitando manobras radicais. O farol embutido na carenagem frontal fornece um ótimo facho de luz durante a pilotagem noturna. O preço sugerido da DR-Z400E ano 2004 é de R$ 29.953,00 incluindo o frete.