Super Ténéré XT 1200 Z é aventureira

Finalmente a Yamaha revelou imagens e especificações de sua nova big-trail: a nova XT1200Z Super Ténéré com motor de dois cilindros paralelos de 1.200 cc e muita tecnologia.

O suspense acabou. Da lendária aventureira, Super Ténéré 750, sucesso na década de 90, restou apenas o nome e a inspiração no deserto africano de Ténéré no centro sul do Saara. De resto o modelo da fábrica de Iwata é completamente novo e moderno.

A Yamaha decidiu seguir a receita de sucesso da líder de vendas no segmento a BMW R 1200 GS. Para isso dotou sua “big-trail” com qualidades para brigar de frente com o modelo alemão. Copiando inclusive muitas soluções técnicas da BMW, como transmissão final por eixo cardã, controle de tração, freios ABS e conforto de sobra.

De porte avantajado, traz dois faróis na dianteira, um grande pára-brisa regulável, banco largo em dois níveis e uma grande variedade de acessórios, como malas laterais e “top case” em alumínio. Porém com uma grande diferença na motorização.

A configuração escolhida para dar vida à nova XT1200Z Super Ténéré foram dois cilindros paralelos, diferentemente do motor de cilindros opostos da BMW. A arquitetura do modelo japonês resultou num estreito e compacto propulsor de 1.199 cm³ de capacidade, que garante torque desde as baixas rotações e potência suficiente para a categoria.

Com refrigeração líquida, duplo comando de válvulas (DOHC), alimentado por injeção eletrônica e com duas velas por cilindro, o motor entrega 110 cavalos de potência máxima a 7.250 rpm.

O torque é de 11,6 kgf.m a partir de 6.000 giros. Como em outros modelos da marca japonesa, o motociclista vai controlar o motor da Super Ténéré 1200cc por intermédio de um acelerador eletrônico (o tal Yamaha Chip Controlled Throttle, YCC-T), que garante respostas mais precisas ao girar a manopla.

Além disso, o motor é dotado de dois mapas de gerenciamento: Sport para uma pilotagem mais esportiva e Touring para uma tocada mais “relaxada”, com entrega de potência mais suave.

Completa ainda o pacote de soluções eletrônicas um controle de tração que evita derrapagens da roda traseira em situações de piso escorregadio e/ou com baixa aderência.

A nova XT1200Z traz freios ABS unificados (ABS Unified Brake System). De acordo com a Yamaha, trata-se de um dos mais avançados sistema de freios desenvolvidos pela fábrica japonesa.

Como a proposta da nova Super Ténéré é ser uma aventureira para se viajar para qualquer lugar, a Yamaha apostou numa ciclística robusta com rodas raiadas, uma grande distância do solo e uma resistente proteção do motor. Todo o projeto ciclístico foi concebido para manter o centro de gravidade baixo e centralizado para garantir equilíbrio e agilidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo