Para os motociclistas que procuram uma motocicleta para passear na cidade, mas que também sirva como uma verdadeira touring nos finais de semana, a Harley-Davidson lançou a Street Glide. Equipada com o motor Twim Cam 103 de 1.690 cm3, porém mais curta, leve e baixa do que a Electra Glide, a Street Glide foi uma das últimas criações de Willie G. Davidson, neto de um dos fundadores da marca que até o início deste ano chefiava o centro de design da marca norte-americana. O velho Willie G. gostou tanto da moto que ele mesmo tem uma na garagem.
Afinal, apesar do nome, a Street Glide até serve para um passeio na cidade, domingo à tarde, mas passa longe de ser uma moto urbana, para a rua. Seu parabrisa “asa de morcego” e as malas laterais rígidas com pouco mais de 30 litros de capacidade de carga cada denunciam sua proposta estradeira.
As características das motos Harley-Davidson incomodam um pouco na cidade: o calor do motor V2 aquece as pernas e, no caso da Street Glide, é bom ter cuidado com as malas laterais, que podem raspar nos carros em mudanças de direção. Por outro lado, o grande motor V2 de 1.690 cm3 garante um grande torque máximo de 13,9 kgfm já a 3.500 rotações. O que dispensa muitas trocas de marchas e permite manobrar os 355 kg (a seco) da Street Glide até com certa facilidade.
Na estrada, o parabrisa mais curto do que na Electra não desvia totalmente o vento, mas pode-se rodar na velocidade máxima permitida sem ser incomodado. O largo e generoso banco mais parece um sofá e as pedaleiras do tipo plataforma apóiam bem os pés. O torque do motor sobra para ultrapassagens e o modelo ainda conta com o Cruise Control o piloto automático acionado por botões no painel e controlado por botões no punho.
Freio
Os freios, equipados com sistema ABS, dão conta do recado na hora de parar a Street Glide. São dois discos de 300 mm na dianteira com pinça de quatro pistões e um disco simples também com pinça de quatro pistões na traseira.
As suspensões garfo telescópico de 41,3 mm de diâmetro, na frente, e dois amortecedores, na traseira são bastante macias, mas mantêm a Street Glide em seu curso. Levam piloto e garupa com conforto, mas é preciso cuidado com imperfeições e buracos no piso.
Por outro lado, a Street Glide não faz jus à má fama das Harley em curvas. O ângulo de inclinação em trajetórias mais abertas é até generoso: em torno de 30´ antes que as pedaleiras comecem a raspar no asfalto.
Vendida em quatro opções de cores Vivid Black, Big Blue Pearl (azul), Ember Red Sunglo (vermelha) e Black Denim (um belo preto fosco) , a Harley-Davidson Street Glide está cotada a R$ 61.200 na cor preta metálica e R$ 61.600 nas outras opções.
Doni Castilho/Infomoto |
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