Strada cabine dupla é mais familiar

Por princípio, picapes são carros para uso múltiplo. Foi assim desde que surgiram, há uns 90 anos.

Primeiro, foram improvisadas por usuários, que cortavam a parte traseira da carroceria de seus carros.

Os fabricantes viram e começaram a fazer suas próprias versões. E o mercado gostou.

E a Strada Cabine Dupla nasceu mais ou menos assim. Quando surgiu a versão da picape da Fiat com cabine estendida, houve quem resolveu adaptá-la para levar mais gente.

O espaço era pequeno, mas um banco na parte de trás era introduzido. Entendendo o que o consumidor queria a Fiat lançou a versão Cabine Dupla, com um banco traseiro capaz de transportar duas pessoas de porte médio.

Assim os “designers” da Fiat acabaram criando um carro para passageiros de tamanho médio: 1,75 m.

A Strada Cabine Dupla ganhou suspensão traseira mais flexível e calibração de todos os amortecedores.

Para ganhar o jeitão de carro de passeio. A picape tem cabine 25 centímetros maior que a versão estendida (55 cm a mais que a cabine simples) e perdeu 300 litros de capacidade da caçamba (agora são 530 litros, enquanto a estendida tem 830 litros).

Para abrigar quatro passageiros, a Strada ganhou teto mais longo, com barras, e vidros laterais maiores.

O visual ‘off-road’ segue a linha dos modelos Adventure, com destaque para as caixas de rodas com moldura de plástico na cor cinza, grande cromada na dianteira, estribos laterais antiderrapantes e retrovisores externos com indicadores de direção.

As rodas são de liga-leve 15″. A tampa da caçamba, removível e com chave, continua sendo um dos diferenciais da picape.

Internamente a nova Strada, as novidades ficam no banco de trás. Os dois ‘novos’ passageiros contam com porta-garrafas e porta-objetos nas laterais, além de cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça com regulagem de altura. Para ajeitar a posição de dirigir, o motorista tem regulagem manual do encosto, ajuste de altura do cinto de segurança e da coluna de direção. Não há ajuste de altura para o banco.

Durante o trajeto de nossa avaliação em asfalto com poucas irregularidades, a nova Strada mostrou comportamento parecido com a versão de cabine estendida. A suspensão traseira, que ganhou molas mais flexíveis, privilegia o conforto dos passageiros. Tem boa estabilidade e na cabine, pouco barulho. Seu motor 1.8 l Flex, entrega 114 cv (com álcool) a 2.800 rpm.

Em quinta marcha a 100 km/h, o conta-giros fica na casa dos 2.800 rpm. O consumo de combustível é razoável. Quando abastecida com álcool, faz 7, km/l na cidade e 10,2 km/l em ciclo rodoviário.

Com gasolina, o consumo passa para 10, km/l e 14 km/l, respectivamente. A Strada Cabine Dupla é uma estratégia inteligente da Fiat para alavancar as vendas da picape no mercado brasileiro. (BN)

Ficha técnica

Motor: Quatro cilindros e 8V, dianteiro, transversal, bicombustível 1.796 cm³ cilindradas
Potência: 112 cv (G) e 114 cv (A) a 5.500 rpm
Torque: 17,8 kgfm(G) e 18,5 kgfm (A) a 2.800 rpm
Câmbio: Manual de cinco marchas
Compr.: 4.45 m
Largura: 1.74 m
Altura: 1.63 m
Eixos: 2.75 m
Malas: 1.195 litros
Susp.: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e telescópicos de duplo efeito, molas helicoidais, na dianteira, e eixo rígido tipo Ômega, amortecedores hidráulicos e telescópicos de duplo efeito, na traseira
Freios: A disco ventilado com pinça flutuante, na dianteira, e a tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo, na traseira. ABS opcional.
Tanque: 58 litros
Consumo: (dados de fábrica) 10,9 km/l (G,) e 7,6 km/l (A), na cidade, e 15,3 km/l (G) e 10,6 km/l (A), na estrada
Vel. final: 173 km/h (G) e 175 km/h (A)
Caçamba: 530 litros com área útil de 1,4 m2
Alt. solo: 200 mm
Carga: 650 kg
Preço: R$ 46.440,00

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