Além de novo motor, Adventure ganhou novos itens de série. |
Desde 2001, a Strada Adventure, tem sido a preferida dos motoristas de espírito jovem e esportivo apreciadores de uma vida alternativa ao ar livre. Agora, a versão, que responde por 35% das vendas da picape da Fiat, também tem sua atratividade revigorada com o novo motor 1.8 Powertrain.
Na linha 2003, a Strada Adventure, disponível com cabine estendida, ganha como item de série a janela traseira corrediça, que vem complementar a lista de equipamentos de série que já conta com itens como direção hidráulica, conta-giros, acionamento elétrico de travas e vidros.
Como novo opcional, a versão Adventure ganhou o acionamento elétrico dos retrovisores que veio se juntar a opcionais como freios ABS, duplo airbag, ar-condicionado, capota marítima, rádio CD player, teto solar, rodas de liga leve e volante com regulagem de altura. Em relação aos demais modelos da gama de picapes Fiat, a versão esportiva traz painel com grafismo mais esportivo e a inscrição Adventure no quadro de instrumentos.
Por fora, o visual fora-de-estrada é reforçado por equipamentos como quebra-mato, pneus de perfil alto do tipo cidade/campo e suspensão elevada, que garante 165 mm de vão livre em relação ao solo. Isso é conseguido também graças ao projeto da suspensão traseira com molas parabólicas longitudinais e eixo rígido em formato ômega, elevado no centro, que diminui os riscos de raspar o fundo do carro no piso em estradas irregulares e esburacadas.
Outra vantagem desta arquitetura é não roubar espaço dentro da caçamba, que fica assim com maior área livre para transportar grandes objetos como pranchas de surfe, motos, bicicletas, “jet-skis” etc. No interior, a cabine estendida da Adventure ainda reserva espaço adicional atrás dos bancos para guardar pacotes, bolsas, pastas e outros objetos.
Com “design” externo do aclamado estilista Giorgetto Giugiaro, a Strada foi desenvolvida seguindo os rigorosos padrões de importantes organismos europeus, como o EuroNCAP. A carroceria da picape oferece maior rigidez torcional e regiões de deformação controlada, barras de proteção nas portas, célula de sobrevivência para os ocupantes e capô retrátil com dobradiças de segurança.
Working: para o serviço e para o lazer
A Fiat Strada Working é um modelo voltado para o trabalho, para clientes jovens e para todos os que não abrem mão de carros com bom desempenho. Oferecida em versões de cabine normal ou estendida, a picape ganhou um melhor desempenho com o motor 1.8 de oito válvulas, produzido no Brasil e que substitui os anteriores 1.5 e 1.6 16V.
Desenvolvido visando o fornecimento de um generoso torque em baixas rotações, de fundamental importância num veículo operacional como esse, o propulsor gera 103 cv de potência a 5.400 rpm e abundantes 17,0 kgm de torque a apenas 2.800 giros. Porém, mais de 92% desta força já está disponível desde as 2.000 rpm. Toda essa elasticidade permite vigorosas arrancadas, fôlego extra em subidas e ágeis retomadas de velocidade, garantindo adicional segurança nas ultrapassagens.
A Strada Working, com cabine normal ou estendida acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 s e atinge a velocidade máxima de 178 km/h. O consumo em cidade é de 11,3 km/l e em estrada de 15,2 km/l, para todas as versões. Contribuem para essa vitalidade o sistema de injeção multiponto e sensor de detonação, que otimizam o avanço da ignição em todas as condições de carga e rotações do motor.
Externamente, a picape da Fiat traz de série estribo traseiro, capota marítima e protetor interno da caçamba, que tem a maior capacidade de carga da categoria. A boa distância entre-eixos de 2.718 mm permite que o compartimento de carga da Strada transportar um volume de 1.100 litros e 705 kg na versão com cabine simples e 800 litros e 685 kg na estendida. A Working também ganhou pneus maiores, 175/80 R14, no lugar dos anteriores 175/70 R14 das versões 1.5, e podem ser combinados com rodas de liga leve opcionais. Já a boa distância livre em relação ao solo de 165 cm, com o veículo carregado, se manteve, o que facilita a transposição dos mais diversos tipos de obstáculos e buracos.
Com a ajuda deles, o propulsor responde com alto desempenho e eficiência às mais variadas solicitações impostas ao veículo. Também essencial para a agilidade de respostas do motor é o uso do avançado sistema de acelerador sem cabo “drive-by-wire”.