Stock chega mais lenta a Curitiba

Uma modificação sutil vai tornar os carros da Stock Car V8 mais lentos a partir da quinta etapa do Campeonato Brasileiro, marcada para domingo, em Curitiba. Uma lâmina de acrílico instalada transversalmente no teto dos carros vai aumentar o arrasto aerodinâmico e, dessa forma, diminuir tanto a aceleração quanto a velocidade final dos carros.

Segundo Ereneu Boettger, chefe da equipe Boettger-Neo Química, a alteração deverá facilitar as ultrapassagens e a mudança só poderá ser avaliada após os primeiros treinos. ?O novo Gurney vai facilitar as ultrapassagens, até então prejudicada porque os pilotos não podiam explorar o recurso do vácuo, já que ao tentar se aproximar do carro que ia à frente, a entrada de ar para o carburador perdia eficiência. Como o fornecedor único do novo equipamento só entregará as peças na quinta-feira, só descobriremos as conseqüências práticas ao final dos treinos de sexta-feira?.

David Muffato, campeão brasileiro de stock car em 2003, prefere pensar no campeonato e mantém o otimismo em alta. ?Com carros mais lentos ou não, depois de quatro provas e apenas 13 pontos, é hora de ir para Curitiba pensando apenas em pódio e champanhe?.

Alceu Feldmann, por seu lado, voltou de Interlagos animado com o sétimo lugar obtido na quarta etapa. ?Foi o melhor resultado de nossa equipe este ano, sinal que após alguns pequenos problemas e imprevistos, o trabalho iniciado este ano está finalmente vindo à tona?.

Outra novidade desta rodada que inclui também uma etapa do certame de Stock Car Light é a presença da categoria Argentina TC 2000, que veio disputar no Brasil a sétima etapa do campeonato desse país. Menores e menos potentes são equipados com motores de 2000 cm³ e cerca de 270 cv, contra os V8 5,7 de 450 cv dos Stock Car -, os carros argentinos são mais ágeis nas curvas. O tira-teima vai acontecer na pista do Autódromo Internacional de Curitiba neste final de semana.

Classificação

Após quatro etapas, a classificação do Campeonato Brasileiro de Stock Car é a seguinte: 1.º) Cacá Bueno (RJ), com 82 pontos; 2.º) Giuliano Losacco, 39; 3.º) Hoover Orsi (MS), 37; 4.º) Luciano Burti (SP), 35; 5.º) Duda Pamplona (RJ), 33; 6.º) Nonô Figueiredo (SP), 30; 7.º) Rodrigo Sperafico (PR), 28; 8.º) Thiago Camilo (SP) e Antonio Jorge Neto (SP), 25; 10.º) Ricardo Maurício (SP), 24; 11.º) Pedro Gomes (PR), 23; 12.º) Felipe Maluhy (SP), 22; 13.º) Chico Serra (SP), 18; 14.º) Valdeno Brito (PB), 16; e em 15.º) Ingo Hoffmann (SP), com 15 pontos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo