Para conquistar o consumidor, a Fiat lançou em 2002 o Stilo aqui no Brasil. Foi um verdadeiro "furor" mercadológico. A marca italiana apostou na tecnologia embargada como itens de conforto – direção elétrica, "sky window", computador de bordo – e itens de segurança como até oito "air-bags", itens que mudaram o mercado do segmento dos "hatchs" médios.
O "design" do Stilo é um dos pontos positivos desse Fiat. É moderno e chama a atenção, principalmente, pelo forte apelo esportivo. A dianteira possui pára-choque envolvente e na parte inferior há uma larga tomada de ar de linhas horizontais. Acima do pára-choque há uma grade frontal retangular com o emblema da marca ao centro. O desenho é complementado pelo conjunto ótico, cujas lentes seguem a linha da grade retangular. Outro destaque do modelo são os vincos bem acentuados por todos os lados. Além disso, o Stilo Connect é um modelo especial.
Sua traseira curta com contornos curvos agrada, e muito. As lanternas são bicolores, inseridas nas margens externas das laterais, com bordas arredondadas nos cantos de fora. O conjunto se completa com as luzes de neblina na parte central da tampa do porta-malas, nas extremidades da placa. Completa o visual, o pára-choque pintado na cor do carro. Para a comodidade do motorista o Stilo Flex está equipado com sensor de estacionamento. Com a marcha-à-ré engatada, quatro sensores identificam a presença de obstáculos. E um sinal é emitido dentro do veículo, alertando o motorista da presença de obstáculo.
No interior do Stilo Connect Flex, vasta lista de equipamentos de série, oferece conforto, segurança e prazer ao dirigir. Entre os itens, ar-condicionado, computador de bordo, banco traseiro bi-partido, três apoios de cabeça traseiros e duplo-porta luvas, sendo o superior refrigerado.
Conta ainda com os seguintes ítens de série: sistema de direção elétrica "Dual Drive" com o Modo City, que torna a direção 50% mais leve; My Car Fiat que possibilita personalizar as funções do veículo ao acionamento de apenas três teclas; "check control", um sistema que possibilita verificar avarias; volante com regulagem de altura e profundidade; espelhos retrovisores elétricos e tecnologia Bluetooth.
Um detalhe de acabamento merece atenção especial: o da maçaneta interna da porta. Parece que foi lapidado e os estilistas capricharam até na cor. Os controles de acionamento dos vidros, retrovisores externos e travas das janelas, localizados na porta do motorista, são práticos e de fácil manuseio, evitando que o motorista perca a atenção no trânsito. (BN)
OLHO CLÍNICO
Os estilistas capricharam no desenho do painel do Stilo Connect, que é bem moderno e possui mostradores de leitura fácil – com fundo branco e "display" digital. As alavancas e controles são acessíveis, posicionados para que o motorista não precise desviar os olhos da rua ou pista.
Para facilitar a dirigibilidade do condutor há piloto automático, computador de bordo e CD Changer. Para a comodidade dos ocupantes o Stilo Flex está equipado com ar-condicionado, localizado no console central, com sistema "Dual Temp", totalmente automático, que permite escolher diferentes temperaturas para o lado esquerdo e para o lado direito do veículo. O sistema possui o dispositivo chamado "Max-def", para desembaçamento ultra-rápido.
Para conquistar o consumidor, o Stilo Connect Flex conta com a mesma motorização do recém-lançado irmão Idea de 1.8 litro. Esse propulsor desenvolve 112 cv de potência máxima quando abastecido com gasolina e 114 cv com álcool, ambos a 5.500 rpm. O torque máximo é de 17,8 mkgf com gasolina e de 18,5 mkgf com álcool, ambos a 2.800 giros. Com esse propulsor, o Stilo Flex – segundo dados da Fiat Automóveis – roda 12,0 km/l, com gasolina e 8,2 km/l a álcool, em percurso urbano. Na estrada, faz 16,3 km/l, com gasolina e 11,2 km/l, com álcool.
E qual o segredo de tal autonomia? Simples e fácil de entender: a taxa de compressão de 10,5:1 que é próxima a de um veículo a álcool. A nova motorização traz ainda sistema eletrônico de aceleração "Drive By Wire", que substitui o cabo de acelerador – uma central eletrônica que controla a abertura da borboleta, que se dá de forma progressiva, evitando os trancos na aceleração comuns em retomadas e desacelerações bruscas.
Durante nossa avaliação, após mais de 180 km rodados, foi possível comprovar o desempenho do novo Stilo Flex. Mais uma vez, a engenharia do fabricante italiano acertou em cheio, pois o veículo parece ser equipado com um propulsor de 2.0 litros tamanho é o seu fôlego. Agrada e muito, principalmente nas retomadas onde é muito simples perceber que o veículo está mais "forte" permitindo seguras ultrapassagens.
Macio e silencioso. São aspectos que chamam muita atenção no Stilo Connect Flex. Ele é tão silencioso que nem se percebe que está ligado. Enfim, agradou e muito. A versão avaliada pelo Jornal do Automóvel tinha ainda teto solar panorâmico elétrico "Sky Window" e acionamento automático dos faróis e dos limpadores de pára-brisa. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor
Dianteiro, Transversal, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, comando simples, bicombustível
Cilindrada: 1.796 cm3
Potência: 114 cv a 5.500 rpm (álcool)
Torque: 18,5 kgfm a 2.800 rpm (álcool)
Taxa de compressão: 10,5:1
Câmbio: Manual de cinco marchas
Comprimento: 4,25 m
Largura: 1,75 m
Altura: 1,54 m
Entre-eixo: 2,60 m
Porta-malas: 380 litros
Peso: 1.230 kg
Suspensão
McPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado ligados a uma travessa auxiliar, com barra estabilizadora, na dianteira Semi-independente, com travessa de torção de seção aberta e barra estabilizadora, na traseira
Freios
A disco ventilado na dianteira e tambor, na traseira, com ABS e controle de tração (TC), como opcional
Tanque: 80 litros
Preço: a partir de R$ 49.220,00