Um brinquedo interessante, mas há quem garanta que as trocas são mais rápidas e – com certeza – mais precisas, usando o automático, especialmente no modo esportivo (há um botão ?S? no console), que leva a rotação até o limite, tornando o carro mais ágil. Quem descobriu isso, andando com o Stilo na pista de Interlagos (SP), foi Alex Dias Ribeiro, ex-piloto de Fórmula 1, que tem longa experiência com câmbios automatizados, desde o tempo em que pilotava o Medical Car nas provas do Campeonato Mundial.
O câmbio Dualogic foi desenvolvido para a Fiat pela Magneti Marelli e, em linhas gerais, segue os mesmos princípios usados pela Ferrari na Fórmula 1 e em seus carros de rua. O sistema Dualogic é comandado por um computador que dialoga com a central de comando do motor, otimizando o uso do câmbio.
Dirigir o Stilo 2008 com câmbio Dualogic não é difícil, mas precisa-se de um pouco de tempo para se acostumar e aproveitar tudo de bom que ele oferece em termos de condução. Esta foi à primeira impressão que o Stilo Dualogic nos deixou. Em avaliação mais apurada que faremos oportunamente, publicaremos mais detalhes. (BN)
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.796 cm de cilindrada
Potência
112 cv (gasolina) a 114 cv (álcool) a 5.500 rpm
Torque
17,8 kgfm (gasolina)
a 18,5 kgfm (álcool) a 2.800 rpm
Câmbio
Manual de 5 velocidades ou automatizado de 5 velocidades (Dualogic)
Suspensão
Dianteira McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora; traseira semi-independente com barra estabilizadora
Freios
A disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões
4,25 m de comprimento,
1,76 m de largura, 1,54 m de altura e 2,60 m de entreeixos
Tanque
58 litros
Preços sugeridos
R$ 51.270,00 (1.8 Flex),
R$ 53.760,00 (1.8 Flex Dualogic),
R$ 59.440,00 (1.8 Flex Sporting) e R$ 61.930,00 (1.8 Flex Sporting Dualogic)