Ao renovar o Stilo, os engenheiros da Fiat Automóveis foram muito além de um novo acabamento estético. O ?hatch? da montadora de Betim (MG) ganhou a opção do câmbio automatizado, uma novidade que tem tudo para se popularizar.
Por fora, algumas modificações. Novos pára-choques, a grade (com detalhes cromados nas versões 1.8 Flex e Abarth, vermelhos na Sporting), frisos cromados nas laterais e na tampa do porta-malas, lanterna com detalhes translúcidos como no modelo europeu e os piscas integrados ao retrovisor externo, sem falar da nova logomarca (presente no Punto e no Siena), que diferencia a linha 2008 do médio.
Mas a atração maior não está totalmente à vista. O pedal da embreagem sumiu. Graças ao câmbio automatizado Dualogic, que procura poupar o motorista das constantes pisadas na embreagem tão comuns no trânsito do dia-a-dia das grandes cidades. Na condução cotidiana, basta deixá-lo no modo automático. Se preferir, um simples toque na alavanca faz com que o câmbio tenha condução mais esportiva, com trocas que podem ser feitas tanto na própria alavanca quanto por borboletas localizadas atrás do volante.
Bem diferente do que acontece com os câmbios automáticos convencionais, as indicações no console, junto à alavanca, não mostram uma posição ?P?. Há apenas o N, de neutro e R, de ré. Para movimentar o carro, é preciso apenas mover a alavanca para a esquerda e acelerar. O câmbio passa, imediatamente, ao modo automático, realizando as trocas de marchas com presteza e suavidade.
Um brinquedo interessante, mas há quem garanta que as trocas são mais rápidas e – com certeza – mais precisas, usando o automático, especialmente no modo esportivo (há um botão ?S? no console), que leva a rotação até o limite, tornando o carro mais ágil. Quem descobriu isso, andando com o Stilo na pista de Interlagos (SP), foi Alex Dias Ribeiro, ex-piloto de Fórmula 1, que tem longa experiência com câmbios automatizados, desde o tempo em que pilotava o Medical Car nas provas do Campeonato Mundial.
O câmbio Dualogic foi desenvolvido para a Fiat pela Magneti Marelli e, em linhas gerais, segue os mesmos princípios usados pela Ferrari na Fórmula 1 e em seus carros de rua. O sistema Dualogic é comandado por um computador que dialoga com a central de comando do motor, otimizando o uso do câmbio.
Dirigir o Stilo 2008 com câmbio Dualogic não é difícil, mas precisa-se de um pouco de tempo para se acostumar e aproveitar tudo de bom que ele oferece em termos de condução. Esta foi à primeira impressão que o Stilo Dualogic nos deixou. Em avaliação mais apurada que faremos oportunamente, publicaremos mais detalhes. (BN)
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.796 cm de cilindrada
Potência
112 cv (gasolina) a 114 cv (álcool) a 5.500 rpm
Torque
17,8 kgfm (gasolina)
a 18,5 kgfm (álcool) a 2.800 rpm
Câmbio
Manual de 5 velocidades ou automatizado de 5 velocidades (Dualogic)
Suspensão
Dianteira McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora; traseira semi-independente com barra estabilizadora
Freios
A disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões
4,25 m de comprimento,
1,76 m de largura, 1,54 m de altura e 2,60 m de entreeixos
Tanque
58 litros
Preços sugeridos
R$ 51.270,00 (1.8 Flex),
R$ 53.760,00 (1.8 Flex Dualogic),
R$ 59.440,00 (1.8 Flex Sporting) e R$ 61.930,00 (1.8 Flex Sporting Dualogic)