Como o nome já indica, trata-se de um estilo novo na filosofia dos cupês, que aliou a versatilidade de um veículo compacto ao padrão esportivo de alto desempenho de um esportivo.
Assim, nasceu o Lancia Granturismo Stilnovo, que reúne a versatilidade de um compacto, mesmo mostrando em seu “design” que as linhas ousadas foram amplamente utilizadas pelos projetistas.
A Lancia quer se posicionar com o Stilnovo no segmento em que atualmente não possui nenhum veículo, os dos cupês compactos. Por enquanto, o Granturismo Stilnovo é somente um protótipo, mas pode vir a ser a plataforma de um veículo que virá para substituir um de seus mais famosos modelos do passado, o Lancia Delta. A intenção é recuperar o grande volume de vendas que o Delta sempre proporcionou anos atrás.
Impacto visual
Para se enquadrar na categoria que mais vende carro no mundo, o cupê compacto da Lancia foi desenvolvido com 4,24 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,46 metro de altura, dimensões que ressaltam as linhas agressivas do Stilnovo, causando grande impacto visual, mesmo tendo inspiração em muitos veículos dos anos 70, com a famosa arquitetura denominada na época de HPE (High Performance Estate).
Se olharmos de perfil, notaremos que a idéia de robustez está presente no desenho curvilíneo e o teto em vidro traz a sensação de liberdade e conforto.
A traseira, também tem linhas lisas e fluidas, com as lanternas tomando a forma de filetes e pequenos protetores que substituem o pára-choque.
O interior do Granturismo Stilnovo foi desenhado com a preocupação estética e funcional, em que o habitáculo ostenta o conceito de estilo de vida extremamente moderno, capaz de combinar luxo, multifuncionalidade e grande prazer de dirigir, já que o espaço interno é um dos maiores para um carro destas dimensões.
Este compacto cupê, de características esportivas e teto de vidro, vem ocupar um lugar no segmento em que a italiana Lancia estava ausente. O protótipo combina as cores dourado e grafite e as rodas de 18 polegadas de liga-leve possuem desenho exclusivo.