Imagine um ?hatchback? grande com cara de carro fora-de-estrada: assim é o Actyon da SsangYong. Com linhas arrojadas e ?design? projetado pelo estúdio italiano Giugiaro, sua carroçaria recorda-nos o formato coupé, tanto assim que o construtor afirma ter inaugurado o segmento dos Sport Utility Coupé.
Um SUV de estilo esportivo próximo de um coupé ou na perspectiva oposta: uma carroçaria coupé assente numa plataforma SUV com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas.
Independentemente do conceito, o Actyon utiliza a plataforma do Kyron, medindo 21 cm menos que este, posicionando-se assim na base da gama do construtor sul-coreano. Trata-se de uma versão compacta do Kyron lançada quase simultaneamente no Brasil e na Europa. Tem uma dianteira pronunciada, que lembra a cabeça de um tubarão e a traseira, ao contrário, é curta e bem inclinada, com linhas que se aproximam muito mais de um cupê, de um ?hatch? ou de uma moderna perua do que de um SUV. Em relação ao modelo Kyron, o Action é 20 centímetros mais curto, mas herdou grande parte de sua mecânica.
Seu motor turbodiesel, por exemplo, é o mesmo: 2.0 Xdi, quatro cilindros ?common rail? que, com seus 145 cv e 31,6 kgfm de torque, permite ao Action mover-se com discreta agilidade em qualquer situação. O sistema de tração também foi aproveitado. Dispõe de rodas motrizes traseiras e oferece a opção de inserir, por meio de uma alavanca, o sistema 4×4 (bloqueando o diferencial central) ou ainda as reduzidas, enfrentando condições fora-de-estrada para as quais, a primeira vista, o Actyon não está preparado. Em relação à transmissão, a coisa muda um pouco de figura.
O turbo de geometria variável XVT, patenteado pela SsangYong, garante uma resposta mais enérgica e menores consumos ao Actyon. Enquanto o irmão maior Kyron usa um câmbio automático de cinco marchas de origem M-Benz (o mesmo do Rexton), o Actyon tem como opcional uma caixa automática de quatro marchas.
Ao volante, o Actyon é um carro prazeroso, confortável e a posição do motorista é alta e cômoda. O esterço é muito desmultiplicado e um pouco lento, mas é uma característica aceitável e até interessante para a proposta de um veículo ?off-road?. Sua potência e agressividade é assegurada por motor de renomada tecnologia alemã. É um verdadeiro 4×4 com conforto e dirigibilidade de um carro de passeio.
Em Curitiba o Actyon da SsangYong é comercializado pela Atami Veículos e tem preço sugerido de R$ 115 mil, para quem aprecia uma atmosfera de jovialidade e independência, e gosta de sentir o real significado do termo ?sport utility?. Faça um test-drive e confira.