Seguindo um forte ritmo de lançamentos em 2010, a Volkswagen do Brasil promoveu recentemente o lançamento nacional do novo SpaceFox, que chegou as concessionárias da marca este mês.
A SpaceFox ganhou visual mais moderno, com destaque para os faróis e a grade dianteira, que formam um conjunto mais equilibrado. A traseira também foi modificada, recebendo novas lanternas.
O SpaceFox Sportline I-Motion avaliado, equipado com câmbio automatizado de 5 marchas, agrada pelo espaço interno, porta-malas com boa capacidade e motor com desempenho honesto.
Seu capô tem vincos marcantes nas laterais, conferindo robustez. O painel de instrumentos tem novos relógios de leitura mais dinâmica e a fileira de bancos traseira tem função corrediça, o que permite aumentar a capacidade do porta-malas de 430 litros para 527 litros.Além disso conta com 17 porta-objetos espalhados na frente e atrás. E a traseira tem formas mais arredondadas,
Disponível somente com motor 1.6 flex de até 104 cv a 5.250 rpm e 15,6 kgfm de torque a 2.500 rpm, a nova “station” compacta da Volkswagen agrada pela configuração, que na Sportline vem equipada de fábrica com rodas de liga leve aro 15″, espelhos retrovisores externos auto-rebatíveis, computador de bordo com sete funções, sensor de chuva e crepuscular, mesas atrás dos bancos dianteiros, “airbag” duplo e sistema de freios ABS (antitravamento das rodas).
Seu volante tem boa pega e conta com ajuste de altura e distância, além de comandos para o som e computador de bordo e aletas para passar marcha.
A posição de dirigir do SpaceFox é elevada, favorecendo a visibilidade. No trânsito, a perua vai bem graças ao eficiente motor 1.6 flex, que tem bom torque e garante desempenho satisfatório, apesar de ser ruidoso em altas rotações. A performance é boa tanto com álcool quanto com gasolina.
Mas o câmbio automatizado I-Motion, com os pequenos trancos nas mudanças de marchas, incomoda um pouco.
É preciso dosar a aceleração para aliviar o incômodo. Se o motorista faz a opção pelas trocas manuais ou aciona a tecla S (mudanças de marchas em rotações mais elevadas), os trancos ficam bem mais suaves, quase desaparecem.
Ou seja, o câmbio exige atenção redobrada do motorista para tirar melhor aproveitamento do motor e não passar por situação difícil no trânsito.
As suspensões do SpaceFox privilegiam a estabilidade, garantindo firmeza nas curvas.
Porém, transferem muito as irregularidades do solo para dentro do carro, causando desconforto.
A direção é bem calibrada e tem bom diâmetro de giro, proporcionando facilidade em manobras.
Os freios, com sistema ABS, funcionaram de forma eficiente. A SpaceFox é ideal para uma pequena família (casal, dois filhos e bagagem). (BN)
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, comando
simples (SOHC), injeção eletrônica, gasolina e álcool
Potência: 101 cv (G) e 104 cv (A), ambos a 5.250 rpm
Câmbio: Automatizado ASG, de cinco marchas e paddle-shifts no volante
Compr.: 4,18 m
Largura: 1,65 m
Altura: 1,54 m
Entre-Eixo: 2,46 m
Porta-Mala: 430/527 litros (com o banco traseiro corrediço posicionado à frente)
Suspensão: Independente do tipo McPherson, com braços de controle, molas
helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na
dianteira; interdependente com braços longitudinais, molas
helicoidais e amortecedores hidráulicos na traseira
Freios: Discos ventilados, na dianteira, e tambores atrás
Tanque: 50 litros
Preço sugerido: R$ 57.860,00
Velocidade: 181 km/h(A) de acordo com a Volkswagen
Acelera&cc,edil;ão: de 0 a 100 Km/h em 11,6 s (A)