Na última segunda-feira (3/4), a Volkswagen do Brasil apresentou à imprensa especializada brasileira o SpaceFox, perua derivada do compacto Fox e que a montadora afirma ser o primeiro sportvan do mercado nacional.
Produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina, embora desenvolvida por engenheiros brasileiros, o SpaceFox chega na próxima segunda-feira (10) às concessionárias da marca no País. Ele chega ao mercado nacional em duas versões de acabamento – Plus e Comfortline -, ambas com motorização 1.6 8V TotalFlex.
O desenho do carro tem linhas discretas com leves curvaturas. A Volks optou pela solda a laser para que os cortes não interferissem no desenho ?clean?, principalmente na parte de trás.
A traseira do carro é um capítulo à parte para a Volks. As lanternas foram inspiradas nos olhos, não só de humanos, mas também de animais.
Elas se destacam, principalmente, porque a tampa do porta-malas tem o máximo de suavidade. Olhando o carro por trás, ele parece ser mais largo do que realmente é, isto graças a uma tática dos ?designers? da Volks, deixando o vidro traseiro ultrapassar as colunas, dando assim a impressão de grandeza. O bom gosto se faz presente no interior do carro.
Sabendo que a mulher tem poder de decisão na hora de se comprar um carro, a Volkswagen abusou deste atributo pensando no sexo feminino. Tanto é que direção hidráulica, junto com trio elétrico e ar-condicionado, é equipamento de série. O porta-malas de 430 litros é a grande estrela do carro. Tem detalhes que apenas uma mulher se preocuparia, como cestas para colocar produtos que poderiam se quebrar e uma alça para pendurar a sacola do supermercado que precisa de maiores cuidados.
A preocupação com os detalhes não pára por aí. O espelho no quebra-sol do motorista é outro item que toda mulher aprecia. E ele está presente no SpaceFox. O carro ganhou também um porta-luvas, pedido pelos consumidores para guardar objetos que não podem ficar à vista, como óculos escuros, por exemplo.
Seu motor é o EA111, que desenvolve 101 cv de potência a 5.750 rpm, abastecido com gasolina, e 103 cv, com álcool. De acordo com a VW, a perua acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos com álcool (11,1 segundos, com gasolina) e atinge 175 km/h, também abastecido com o combustível vegetal no tanque (173 km/h, com gasolina).
O preço do SpaceFox Plus foi fixado em R$ 45.650,00 enquanto a perua topo de linha Comfortline custará R$ 47.650,00. De acordo com a Volkswagen, a versão de entrada conta com ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico de série. (BN)