Precedida de forte campanha publicitária, o Volkswagen SpaceFox está chegando às concessionárias da marca em todo o País. Diante dele está o desafio de recuperar a tradição da montadora no segmento, conquistado pela veterana Parati nas décadas de ’80 e ’90, e tomada pela Fiat Palio Weekend há cerca de cinco anos.
Para diferenciar o SpaceFox dos concorrentes, a marca criou um nicho específico para a perua, o das "Sportvans". De acordo com ela, o conceito surgiu a partir de clínicas feitas com consumidores potenciais de peruas e minivans. "Aos olhos deles (os consumidores), o carro ideal seria aquele que reunisse dirigibilidade, porta-malas e "design" esportivo de uma ?station? e espaço interno e versatilidade de uma minivan", justifica a Volks. Com isso, a empresa deixa claro que também está atrás dos clientes potenciais do Honda Fit e da Chevrolet Meriva.
O SpaceFox foi desenvolvido por "designers" e engenheiros da Volkswagen do Brasil, mas a produção está a cargo dos nossos vizinhos argentinos, na fábrica da montadora em General Pacheco, próximo à capital Buenos Aires. Por enquanto ela será oferecida apenas com motor bicombustível 1.6 8V TotalFlex e em duas versões de acabamento: Plus e Comfortline.
Do visual do SpaceFox, começando do fim, ou melhor, da traseira, sua principal novidade. E o que mais chama a atenção nela, são as lanternas. Elas exibem desenho assimétrico, que avançam sobre a tampa do porta-malas – e até lembram um pouco as do Passat Variant – e traz elementos circulares de contorno cromado. O vidro traseiro, ao contrário do Fox, é levemente curvado e avança sobre as colunas "C", abraçando-as. Nas laterais, o destaque fica por conta da linha de curvatura do teto, que se eleva até a coluna B, e cai levemente a partir desse ponto.
Na frente, a novidade é o visual renovado, com grade em formato de V, a identidade visual da VW, e que está presente na versão do compacto exportada para a Europa. As rodas medem 15 polegadas e são calçados com pneus 195/55 R15. O conteúdo interno do Space é praticamente o mesmo do Fox. A posição de dirigir continua elevada, proporcionando visão privilegiada ao motorista. O SpaceFox tem 1,66 metros de largura, 1,57 m, de altura, e 2,46 m de distância entre-eixos. Preço do modelo básico: R$ 45.650,00 . (BN)