Falar de automóveis caros e cobiçados sem citar o belíssimo cupê Rapide da tradicional marca inglesa Aston Martin é quase um sacrilégio. Ele foi apresentado como conceito no Salão de Detroit de 2006.
Trata-se do primeiro modelo da marca com quatro portas e quatro lugares, que, apesar do estilo esportivo, tem dimensões avantajadas. É um automóvel sofisticado, com acabamento refinado, muita tecnologia e um conjunto mecânico capaz de proporcionar desempenho de fazer inveja.
Produzido na fábrica de Gaydon, na Inglaterra, o Aston Martin Rapide usa plataforma de alumínio e tem dimensões exageradas para um esportivo. São 5,02m de comprimento, 1,92m de largura e 2,98m de distância entre-eixos.
Além disso, o cupê de quatro portas não perde o charme, pois suas linhas fluidas enfatizam a aerodinâmica, sugerindo altas velocidades a todo momento. Sua frente longa abriga ampla grade tipo grelha dividida em dois elementos.
Os faróis bixenônio têm desenho afilado, acompanhando o desenho dos pára-lamas. As laterais revelam uma linha de cintura ascendente, com destaque para as rodas de 20 polegadas com pneus de perfil baixo.
A traseira, nem tão curta, conta com lanternas com LEDs e um discreto “spoiler” na tampa do porta-malas. O habitáculo do Rapide é espaçoso, mas foi pensado para quatro pessoas.
Os assentos têm desenho anatômico e esportivo, além de serem ventilados, garantindo conforto em viagens mais longas. Para quem vai atrás, duas telas de LCD instaladas nos encostos dos bancos dianteiros, garantem a diversão pelo sistema de entretenimento.
Seu painel tem desenho limpo e discreto, mas o amplo console central deixa à mão do motorista todos os comandos e recursos eletrônicos disponíveis no modelo.
No item segurança, o Rapide traz de série oito “airbags”, Isofix para colocação de cadeiras de crianças no banco traseiro e freios com ABS e toda a sopa de letrinhas que compreende os sistemas de controle de tração, estabilidade e frenagem.
Sob o capô da máquina inglesa, um motor V12 de 6.0 litros, que desenvolve 477cv e 61,2kgfm de torque, garante força total para tirar da inércia as quase duas toneladas de peso do esportivo o Rapide, que acelera de 0 até 100 km/h em apenas 5,2 segundos, atingindo a velocidade máxima de 296 km/h.
O câmbio é Touchtronic 2 de seis marchas, com a opção de comando manual sequencial por intermédio de aletas de alumínio revestidas em couro, localizadas atrás do volante.
A Aston Martin é representada no Brasil pelo grupo do empresário Sérgio Habib e tem con-cessionária em São Paulo. O Aston Martin Rapide é vendido por R$ 960 mil, com a possibilidade de personalização de alguns itens fazendo o preço superar a cifra de R$ 1 milhão. Por isso é um carro para poucos e está entre os seletos carros dos sonhos.