Aproveitando a realização Salão de Genebra, na Suiça, as montadora revelam suas atrações no “motorshow suíço”. Tendência seguida pela Smart, que pela primeira vez mostra ao público, o Forspeed, um agressivo “roadster” que antecipa o “design” da próxima geração do Smart Fortwo e Forfour.
Assim acreditam os “designers”. Suas linhas fazem parte de uma linguagem adotada recentemente pela marca e que pôde ser vista em suas “scooter” e bicicleta inteligentes, que foram expostas em grandes salões no último ano.
O Smart Forspeed segue a tendência mundial de veículos “verdes”. O pequeno carro é equipado com um motor elétrico de 40 cv localizado na parte traseira. De acordo com a marca, sua autonomia é de 135 km.
Apesar de seu nome e de sua aparência remeterem à velocidade, o modelo é “manso”. Sua velocidade máxima é de apenas 120 km/h. Um preço pago para ser “ecologicamente correto”.
É claro que até seu lançamento novas tecnologias serão desenvolvidas e nada impede que o modelo ganhe mais potência. Visualmente, o conceito da Smart se destaca pelas linhas fluidas e futuristas.
As entradas de ar no pára-choque e grade dianteira são no estilo colméia, enquanto os faróis circulares contam com LEDs e o pára-brisas também serve como painel solar.
No interior o carro conceito da Smart parece ter saído de um filme futurista de ficção científica. Lá estão presentes bancos modernosos perfurados, cintos de quatro pontos e painel em formato arredondado. Para os que gostaram das novas linhas do futuro Smart será preciso um pouco de paciência, pois o Smart Forspeed deve chegar ao mercado apenas em 2014.