É indiscutível a originalidade do smart. É um carro ecologicamente correto (emite apenas 116 gramas de dióxido de carbono por quilômetro) e fácil de transitar no ritmo alucinado das grandes metrópoles.
O pequeno veículo chegou ao Brasil para conquistar um público totalmente novo. Seguindo o conselho do “slogan” da marca “open your mind” (“abra sua mente’), ficará mais fácil compreender como o smart fortwo se tornou um verdadeiro ‘popstar’ nas principais cidades do mundo.
Um carrinho para duas pessoas, fácil de estacionar, econômico e que rouba a cena nos centros urbanos. Ele parece até um carrinho de brinquedo, mas por dentro é confortável.
Há espaço suficiente para estender as pernas e os braços e ajeitar o corpo sem bater a cabeça no teto. Mas nem tudo é perfeito: o motorista não tem regulagens de altura do banco, volante ou cinto de segurança.
Um detalhe que não passará batido com as mulheres é a falta de espelho no para-sol do motorista. Somente o passageiro tem esta opção. Vidros travas e retrovisores têm controle elétrico. Painel e portas trazem revestimento de tecido combinado com plástico. Tudo é bem encaixado.
O painel de instrumentos traz velocímetro central e abaixo há um “display” digital com informações sobre a temperatura do motor, hodômetro, temperatura externa, posição do câmbio e quantidade de combustível no tanque (33 litros).
Conta-giros e relógio ficam no centro do painel em dois mostradores arredondados. E seu porta-malas tem espaço para 220 litros. Abaixo ficam os controles para o ar-condicionado manual, o rádio CD player com leitura para MP3.
O modelo conversível avaliado pelo Jornal do Automóvel era equipado com motor traseiro 1.0 litro de três cilindros com turboalimentador a gasolina capaz de gerar 84 cavalos acoplado ao câmbio automatizado de 5 marchas. E a chave da ignição fica entre os bancos abaixo do câmbio.
Com o motor funcionando é preciso pisar fundo no acelerador para o carrinho arrancar. E as trocas de marchas podem ser feitas pela alavanca de câmbio e por borboletas no volante.
Há também a opção automática acionada por um botão ao lado esquerdo do câmbio. O smart anda bem, mas é preciso ganhar confiança para acelerar junto com outros carros em avenidas e estradas. Mas em pouco tempo tudo se resolve.
Na cidade a suspensão do smart fortwo sofre ao encontrar as irregularidades no asfalto. Passageiro e motorista sentem constantemente os efeitos dos buracos. Mas na BR-277 foi possível notar a disposição do pequeno fortwo em retas e ultrapassagens.
De acordo com a smart o carrinho acelera de 0 (zero) a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge velocidade de 145 km/h. Mas não se enganem, a vocação do smart fortwo é urbana. É econômico, agradável de dirigir e fácil de estacionar. Mas seu preço é para um grupo de pessoas diferenciadas. (BN).
