Como principal novidade para o Salão Internacional de Frankfurt, que se realiza este mês na Alemanha, o grupo Daimler, apresentará um carro-conceito chamado Forvision.
É o segundo protótipo da Smart que traz os novos traços para o compacto. O primeiro foi o conversível Forspeed, estreou em Genebra em março deste ano. O visual do protótipo repleto de vincos e nervuras e o conjunto óptico com “leds” darão o tom ao desenvolvimento da nova geração do Fortwo, além de variações do carrinho que estão por vir.
De acordo com a montadora alemã, ele traz as linhas do novo “design” que será adotado no Fortwo e aponta algumas tendências tecnológicas que serão utilizadas nos próximos modelos da empresa.
O veículo conceito ainda oferece componentes desenvolvidos em conjunto com a Basf, a maior empresa química do mundo. As maçanetas das portas, por exemplo, são uma prolongação da carroceria, como uma alça metálica.
O principal deles são as rodas de plástico, que pesam cerca de 3 kg a menos do que as de alumínio. Outro material diferenciado é a fibra de carbono epóxi reforçada, aplicada na estrutura do habitáculo e das portas, o que garante redução de peso de até 50% em relação ao aço e de 30% na comparação com o alumínio.
Equipa o modelo conceito do Grupo Daimler, um motor elétrico, cujo teto solar fornece energia adicional para alimentar a bateria. O protótipo Forvision tem apenas mostradores digitais e como manda a etiqueta moderna, todo acabamento é na cor branca.
Previsto para o ano que vem, a terceira geração do Smart Fortwo terá como grande novidade a tração traseira. O desenvolvimento do carro conta também com uma parceria entre a Daimler e o grupo Renault-Nissan, que dividirá a mesma plataforma usada no próximo Renault Twingo.
