Pretendendo multiplicar sua presença nas cidades, a Smart, divisão do Grupo Mercedes Benz, apresenta no Salão do Automóvel de Paris 2010, um protótipo de “scooter” elétrico.
O desenho do Smart e-scooter parte do conceito de ergonomia próprio da marca, com uma parte frontal muito compacta e uma zona traseira mais arredondada, ambas equipadas com conjuntos óticos por LED. De acordo com a Smart, o “scooter” será fabricado sobre um chassis de aço e alumínio revestido com painéis de plástico intercambiáveis, o que permitirá múltiplas possibilidades de customização. Outras tecnologias embarcadas serão a incorporação do sistema ABS, com ativação elétrica na roda traseira e hidráulica na roda dianteira, e um “airbag” integrado. Também uma aplicação específica para iPhone, denominada “smart drive”, converterá o aparelho celular em um computador de bordo multimídia. Assim, o iPhone funcionará como velocímetro, indicador de carga da bateria e disponibilizará até um sistema de navegação, além de aceitar outras funções complementares. O motor do smart e-scooter terá 4 KW (algo em torno de 5,4 CV), ficará embutido na roda traseira e permitirá alcançar uma velocidade máxima de 45 Km/h.
O motor será alimentado por uma bateria de ions lítio que proporcionará autonomia de aproximadamente 100 km. O tempo de recarga completa ficará em torno de cinco horas. Contudo, outra forma complementar de recarregar a bateria foi considerada. Quando em frenagem ou parado, painéis solares situados na parte frontal do “scooter” possibilitarão a geração de energia para a bateria. Certamente o lançamento do Smart e-scooter é, claramente, uma ação paralela da M-Benz em relação à sua rival de mercado, a BMW, que também apresenta em Paris um “scooter” elétrico, o Mini e-scooter Concept. São as gigantes do mercado mundial de motos e automóveis cada vez mais apostando nos veículos elétricos como a solução de transporte do futuro.