SLK: cupê e “roadster” num só veículo

A Mercedes-Benz prepara a nova versão da SLK para ser apresentada em março, durante o Salão de Genebra. O “roadster”, que está na segunda geração, ficou mais atraente e chama a atenção pelo seu estilo sofisticado com elementos inspirados nos carros esportivos de corrida.

O novo modelo vem com uma capota rígida dobrável que, ao toque de um botão, transforma o cupê em um conversível em apenas 22 segundos. A nova Mercedes-Benz SLK também oferece pela primeira vez o “airscarf”, um sistema de aquecimento na área do pescoço que libera um fluxo de ar quente a partir dos apoios de cabeça, permitindo ao condutor do roadster manter o teto abaixado mesmo no inverno.

A lista de equipamentos inclui ainda “airbags” laterais de tórax e cabeça, “airbags” dianteiros adaptáveis, limitadores de força dos cintos de segurança de dois estágios, controle climático automático, faróis “bi-xenon”, e transmissão automática de sete velocidades 7G-TRONIC. A Mercedes-Benz SLK, que é vendida no Brasil desde 1996, será comercializada a partir do segundo semestre deste ano.

Três novos motores que variam de 163 a 360 cavalos de potência podem equipar a nova SLK. Entre todas as versões, destacam-se a SLK 350, que traz sob o capô um novo motor V6 de 272 cavalos de potência, e o modelo com motor de oito cilindros desenvolvido pela Mercedes AMG.

Nesta segunda geração da SLK o estilo e a tecnologia empregados reforçam o desempenho esportivo do conversível. Com motores mais potentes, nova suspensão e um ágil sistema de transmissão, o modelo oferece uma experiência de direção mais dinâmica do que nunca. O tamanho da carroçaria cresceu em 72 mm no comprimento e 65 mm na largura, e agora oferece ao motorista e ao passageiro mais espaço e um maior nível de conforto que a versão anterior.

O “design” do novo “roadster” reflete o caráter esportivo e poderoso da nova Mercedes-Benz SLK: um longo capô, um pára-brisas de ângulo agudo, portas largas e um porta-malas curto são as características típicas de um esportivo. Os 30 mm adicionais na distância entre eixos, a distinta forma cônica em forma de flecha na dianteira e na traseira e a silhueta em forma de cunha, contribuem para reforçar essa imagem. E os santantônios localizados atrás dos assentos oferecem proteção adicional em caso de acidentes.

Novos motores geram mais potência 

A Mercedes-Benz é o primeiro fabricante a disponibilizar um motor de oito cilindros para um automóvel desse segmento. A nova SLK 55 AMG estabelece uma nova referência em termos de potência (360 cv), torque (510 Nm) e aceleração (0-100 km/h: 4,9 segundos). A nova motorização trabalha em conjunto com a transmissão automática de sete velocidades 7G-TRONIC – disponível como opcional – que pode ser controlada pelo motorista através de botões localizados no volante.

O modelo também recebeu um novo motor de seis cilindros com cerca de 25% mais potência (272 cv) e 13% mais torque (350 Nm) para o SLK 350. O motor é uma das mais potentes unidades V6 em sua classe de cilindrada e seu caráter esportivo pode ser facilmente reconhecido por seu ronco forte e vibrante. O torque máximo está disponível a partir de apenas 2400 rpm e permanece constante até 5000 rpm. O SLK 350 faz de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos com o câmbio automático 7G-TRONIC.

Quando combinado com a opção da transmissão automática de sete velocidades, o novo SLK 350 consome apenas 9,9 litros de combustível em cada 100 km rodados. Ou seja: mesmo com um significativo aumento nos números de desempenho, o esportivo ainda consegue ser 5% mais econômico que o modelo anterior.

O motor de 163 cavalos de potência do SLK 200 Kompressor também faz sua estréia nesta linha de modelos Mercedes-Benz. Este é um dos motores da nova geração de quatro cilindros da marca com o exclusivo sistema “twinpulse”, que oferece maiores avanços em termos de desempenho, torque, suavidade e economia de combustível.

A M-Benz desenvolveu para a nova SLK um novo equipamento, o “airscarf”, que faz sua estréia mundial. O sistema permite aos motoristas recolher a capota mesmo com o vento frio para desfrutar com maior freqüência e conforto a experiência de dirigir um automóvel conversível.

O “airscarf” é um sistema de aquecimento localizado nos apoios de cabeça que, ao toque de um botão, libera um fluxo de ar de temperatura controlada pelas aletas localizadas nos apoios de cabeça para manter os ombros, pescoço e cabeças dos ocupantes do SLK quentes na estrada – agindo como uma espécie de cachecol invisível. Esse novo desenvolvimento é uma opção exclusiva no mercado de conversíveis.

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