Sistema garante proteção extra para crianças

Grande parte da frota brasileira de carros de passeio é composta de veículos que saem de fábrica com poucos itens de conforto e na sua grande maioria, estes acessórios são, em geral, os mais simples encontrados no mercado, oferecendo as funções básicas, por exemplo: alarme sem ultrassom, levantador de vidro em duas e não nas quatro portas, e, além disso, não oferecem outra função a não ser subir e descer os vidros com o dedo na botoeira até completar a operação. São veículos que muitas vezes são denominados de completo, mas que para usufruir de algo a mais em matéria de conforto, segurança e comodidade há necessidade de instalar ou complementar os acessórios originais.

Os levantadores de vidros elétricos podem oferecer aos motoristas diversos itens de comodidade além da subida e descida como explicado anteriormente. Por isso, existe no mercado diversas empresas que se especializaram na fabricação de módulos que podem ser instalados e que atendem diversas outras funções de conforto e segurança, conforme modelo e ano do veículo. Exemplos: subida e descida expressa (com apenas um toque), subida e descida pelo sinal do alarme, abertura para alívio de pressão, temporizador após desligamento da chave de ignição e se o seu carro possui teto solar ou rebatimento de retrovisores, você pode instalar o módulo específico para cada uma dessas funções e quando sair do carro, fechá-los apenas com um toque no alarme original. O módulo mais importante pela sua função de segurança para prevenir acidentes, principalmente com crianças, é o antiesmagamento, único item que é considerado obrigatório pelo CONTRAN, através da portaria 762 regulamentada em 1992, que exige a instalação do módulo de segurança nos vidros elétricos com fechamento automático, fazendo com que grande parte da frota brasileira circule sem o módulo antiesmagamento.

A força da subida dos vidros elétricos pode causar lesões e sérios problemas se não forem observadas algumas regras de segurança. Os maiores sustos geralmente acontecem com as crianças, pois nem sempre é possível manter atenção total nos pequenos durante um passeio ou viagem. A força exercida pelo vidro elétrico é suficiente para dividir uma maçã.

Na maioria das vezes, os casos resultam em lesões de pouca gravidade, mas há registros de acidentes graves, especialmente envolvendo crianças. As crianças, inclusive, são a principal razão para os proprietários de veículos optarem pela escolha de um sistema de vidros elétricos com função antiesmagamento.

No Brasil não dispomos de nenhuma pesquisa com informações sobre acidentes ou morte ocorridos pela falta do módulo antiesmagamento. De acidentes não temos nenhum registro e de morte foi registrado um caso na cidade de Santos (SP) que ocasionou a morte de garoto de 3 anos – Luiz Fernando Castellan Engler que teve o pescoço prensado pelo vidro elétrico do carro da família.

Nos Estados Unidos, de acordo com a ONG americana Kids and Cars (KAC) já foram registradas mais de ‘37 mortes de crianças que morreram estranguladas nas janelas de automóveis desde 1990’. Um estudo realizado pelo NHTSA (órgão de segurança no trânsito dos Estados Unidos), estima que outras 500 pessoas por ano são feridas pelos vidros elétricos. Vale ressaltar que, se for feita uma entrevista sobre a importância dos módulos antiesmagamento nos vidros elétricos, mais da metade das pessoas entrevistadas vão mencionar que desconhecem os riscos a que estão expostas, principalmente as crianças.

Segurança

A Tecnologia Quantum, especialista no desenvolvimento de acessórios de segurança e conforto para automóveis, traz ao mercado a linha SafeLift de levantadores com o sistema antiesmagamento. O dispositivo garante que os vidros parem de subir ao detectar a presença de algo que impeça seu fechamento completo. Ao encontrar resistência de objeto ou parte ,do corpo, o vidro para ou recua alguns centímetros.

A instalação é simples com conectores originais e sistema plug&play que mantém as características originais do veículo, além de possuir a mais fácil programação dos botões, que permite até o próprio motorista reprogramar seu sistema sem a necessidade de voltar à concessionária ou loja de acessórios onde adquiriu o produto. Possui funções de alívio de pressão, one-touch, alerta de falha, temporização, subida e descida remota e leitura Keyless.

A linha SafeLift da Quantum ainda possui a tecnologia de manter o produto programado e nas condições de uso após uma troca de bateria, ou seja caso haja um desligamento da bateria por algum motivo, o sistema volta a funcionar sem a necessidade de nova programação ou de levar o veículo até uma concessionária para reprogramar o sistema, essa vantagem só é encontrada no módulo da Quantum.

Homologado pela montadora Nissan, o novo sistema da Quantum é item de série nos modelos Altima, novo Sentra e demais veículos da marca.

O módulo anti esmagamento SafeLift já está disponível nas melhores lojas do ramo e conta com lançamentos semanais para atender a grande variedade de modelos de automóveis nacionais e importados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo