A Fiat lançou em maio deste ano o motor Fire 1.4 Flex, que passou a integrar a versão intermediária da linha Palio (ELX), substituindo o 1.3 Flex. Trata-se do primeiro produto produzido pela nova empresa do grupo italiano, a Fiat-Powertrain Technologies, fruto da dissolução de sua sociedade com a norte-americana General Motors.
Avaliamos o Siena Fire equipado com novo motor 1.4 Flex em circuito que reuniu rodovias e trechos urbanos. O carro mostrou que está mais ágil, mas peca um pouco pelo nível de ruído. O novo Siena teve seu ?design? totalmente atualizado, desde o formato das lanternas até detalhes na traseira e nas laterais. Tudo isso para oferecer ao consumidor o carro dos seus sonhos dentro das suas possibilidades.
O interior do novo Siena foi planejado para que o motorista e sua família desfrutem de todo o conforto merecido. Trazendo 3 opções de tecido, o Siena Flex vem com bancos, volantes e painéis novos, além de dois porta-luvas e espaço interno maior. A tecnologia está presente no Siena. Com o propósito de facilitar a vida a bordo, permite que se ajuste o alerta de limite de velocidade e acesse informações sobre a manutenção do automóvel, entre outras coisas. E por intermédio do computador de bordo se pode obter informações úteis como consumo médio, autonomia e tempo de viagem, conhecendo melhor as características do carro.
Começou a chover? Sem problema. O Siena Flex liga e desliga os limpadores de pára-brisa assim que a chuva toca seu vidro. E outro dispositivo instalado no Siena detecta a luminosidade exterior e liga ou desliga os faróis automaticamente, conforme o necessário. Mais uma novidade que chegou para facilitar a vida do motorista. Os espelhos eletrocrômicos do Novo Siena protegem os motoristas de serem ofuscados por faróis de outros veículos. E estacionar em marcha à ré não é problema algum com o Siena Flex. Pois através de sinais acústicos, o motorista é alertado sobre a aproximação de objetos na parte traseira do veículo.
O Siena Flex pode vir com duplo ?airbag? dianteiro, um no volante e o outro em frente ao passageiro, que pode ser desativado caso o motorista viaje sozinho. Há ainda os ?airbags? laterais dianteiros, ou ?sidebags?, que protegem o tórax e o abdome dos ocupantes contra impactos laterais. O Siena tem sofisticado ?design?, ótimo espaço interno, um dos maiores porta-malas do segmento e farta lista de equipamentos de série. (BN)
OLHO CLÍNICO
Acompanhando a tendência do mercado, a Fiat Automóveis passou a equipar as versões intermediárias da família Palio, que inclui o sedã Siena, o ?hatch? Palio, a perua Palio Weekend, e a picape Strada com o novo motor 1.4 Flex.
Produzido pela Fiat-Powertrain Technologies, o motor 1.4 Flex, de oito válvulas, conta com 80 cavalos de potência – abastecido apenas com gasolina – e 81 cv quando o tanque conta apenas com álcool. O torque é de 12,2 kgfm (gasolina) e 12,4 kgfm (álcool), ambos a 2.250 rpm. Os modelos ELX comercializados atualmente – com motor 1.3 Flex – têm 11,4 kgfm e 11,6 kgfm, com gasolina e álcool, respectivamente. A taxa de compressão é 10,35:1 e a potência específica fica em 58,4 cv/litro (gasolina) e 59,2 cv/litro (álcool).
Em função da maior potência, o motor 1.4 Flex ganhou novo bloco e saia maior para permitir mais giro do virabrequim. Outra novidade é o cabeçote, cujo desenho permite facilidade e uniformidade no enchimento da câmera de combustão, melhorando o rendimento volumétrico, segundo a Fiat. Em relação ao modelo 1.3, o novo propulsor 1.4 tem 10 cavalos a mais de potência. O torque também foi aprimorado.
Segundo a Fiat Automóveis o Siena ELX Fire 1.4 Flex acelera de 0 a 100 km/h em 13s com gasolina e 12,9s com álcool. E alcança a velocidade máxima de 165 km/h com gasolina e 166 km/h com álcool, marcas interessantes para um sedã compacto.
Ainda segundo a Fiat, o consumo do Siena Fire 1.4 Flex na estrada é de 17 km/l (gasolina) e 12,6 km/l (álcool). Na cidade, o carro faz 13 km/l com gasolina e 9,2 km/l quando abastecido com álcool. Durante a avaliação foi possível notar que na estrada o carro não decepciona. O motorista consegue aceleração rápida e boa velocidade final, que é mantida em pequenas subidas sem necessidade de redução de marcha.
Durante a aceleração, o ruído do motor causa certo incômodo aos ocupantes, que não melhorou na comparação com o modelo equipado com motor 1.3. Mas com o vidro fechado e o rádio ligado, o barulho do motor pode passar despercebido. Na cidade o carro ficou mais esperto. As arrancadas estão melhores e os engates das marchas precisos. É um modelo que incorpora conforto e, com potência extra, ficou mais atraente para aqueles que valorizam a agilidade. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada total: 1.368 cm³
Taxa de compressão: 10,35:1
Potência máxima (ABNT) / regime: 80 cv / 5.500 rpm (gasolina) -81 cv/ 5.500 rpm (álcool )
Torque máximo (ABNT) / regime: 12,2 kgm / 2.250 rpm (gasolina ) 12,4 kgm / 2.250 rpm (álcool )
N.º de válvulas por cilindro: 2
Ignição: Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Combustível: Gasolina/Álcool
Injeção Eletrônica: Magneti Marelli IAW 4SF, multiponto
Câmbio e embreagem: Incorporada a caixa de câmbio
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
Embreagem (tipo) Monodisco a seco com mola a disco e comando hidraúlico
Sistema de freios:
De serviço: Hidráulico com comando a pedal. (ABS opcional)
Dianteiro: A disco ventilado de 240 mm com pinça flutuante
Traseiro: A tambor de 185 mm com sapatas autocentrantes e regulagem automática
Suspensão dianteira: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora.
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão traseira
Com rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora
Amortecedores Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, tipo WET
Elemento elástico
Molas helicoidais
Direção: Mecânica (opc. hidráulica), com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 10,5 m
Rodas: Aro 5,5 x 14?, aço estampado (opc. 5,5 x 14? em liga leve)
Pneus 175/70 R14
Peso do veículo: Em ordem de marcha (Std A): 1.076 Kg
Tanque de combustível: 48 litros
Desempenho
Velocidade máxima: 165 km/h (gasolina) / 166 km/h ( álcool)
0 a 100 km/h: 13,0 s (gasolina) / 12,9 s (álcool)
Consumo (Norma NBR 7024)
Ciclo urbano: 13,0 km/l (gasolina.) / 9,2 km/l (álcool.)
Ciclo estrada: 17,0 km/l (gasolina.) / 12,6 km/l (álcool.)