Siena 2008 chega com personalidade

siena02271207.jpgSurpresa. Quando da apresentação do novo Siena versão 2008 em Brasília (DF), a Fiat Automóveis surpreendeu os jornalistas especializados, mostrando um automóvel com mudanças de estilo marcantes e exclusivas.

Na dianteira, a principal novidade foi a adoção de faróis com refletores duplos, bem diferentes dos de foco simples usados no seu irmão de plataforma. Mas o carro ganhou, também, grade mais ousada, que se prolonga abaixo do pára-choques, seguindo linha lançada há alguns anos pela Audi, que está se popularizando entre muitas marcas.

siena03271207.jpgA traseira também mudou, mas seguindo uma linha mais italiana. Mais precisamente, o Siena visto de trás tem traços que remetem claramente ao Alfa Romeo: lanternas estreitas, colocadas bem alto, nas extremidades do porta-malas, que é marcado, ao centro, pelo novo logotipo da Fiat. A impressão geral do novo desenho, que não muda muito em relação à lateral, é ter dado maior porte ao carro, fator que a Fiat explorou muito bem. Segundo a montadora de Betim (MG), a traseira do novo Siena está mais ?clean?.

siena04271207.jpgInternamente, o Siena também apresenta novidades, principalmente em relação à forração de bancos e portas. O painel de instrumentos, nas várias versões, tem novo grafismo e alguns controles mudaram de lugar. Além disso, o sedã conta agora, como opcional, com a tecnologia Bluetooth incorporada ao sistema de som.

siena05271207.jpgO espaço interno é bom, embora os passageiros de trás não nadem em espaço – algo difícil de melhorar sem mexer radicalmente na plataforma, o que não ocorreu. O porta-malas é de bom tamanho para o carro, exceto no caso do ?tetra-fuel?, em que o volume para bagagem é sacrificado pela presença dos cilindros de combustível.

A nova versão do Fiat Siena é oferecida com quatro versões de motores: ELX 1.0 Flex, ELX 1.4 Flex, ELX 1.4 Tetrafuel e HLX 1.8 Flex. Além do motor 1.4 Fire Flex, apresentado com o Fiat Punto, o Siena conta com o renovado 1.0 Fire Flex, que passou por uma série de modificações que lhe proporcionaram um aumento de potência de cerca de 8 cv.

siena06271207.jpgEm Brasília, onde o novo Siena foi apresentado à imprensa, o Jornal do Automóvel avaliou a versão ELX 1.4 Flex num percurso de pouco mais de 40 km. Andando pelas ruas quentes da capital federal, utilizamos o ar-condicionado, o que deixou o veículo um pouco lento e exigiu redução de marcha até em subidas menos acentuadas.

Mas a posição de dirigir com bancos altos oferecem boa visibilidade. E o volante com regulagem de altura, painel de instrumentos de fácil leitura e o câmbio de engate fácil transmitem sensação de conforto ao conduzir o carro. Em resumo, o carro está pronto para manter a competitividade numa das áreas mais disputadas do mercado nacional, a dos pequenos sedãs. (BN)

Ficha técnica

SIENA ELX 1.4 FLEX

Motor

Posição: transversal, dianteiro

Número de cilindros: 4 em linha

Cilindrada total: 1.368 cm³

Taxa de compressão: 10,35: 1

Potência máxima (ABNT) / regime:

85 cv / 5.750 rpm (gasolina)

86 cv/ 5.750 rpm (álcool )

Torque máximo (ABNT) / regime:

12,4 kgm / 3.500 rpm (gasolina )

12,5 kgm / 3.500 rpm (álcool )

Nº de válvulas por cilindro: 2

Eixo de comando de válvulas:

um no cabeçote

Sistema de freios

De serviço: hidráulico com comando a pedal. (ABS opcional)

Dianteiro: a disco ventilado (Ø de 240 mm) com pinça flutuante

Traseiro: a tambor (Ø de 185 mm) com sapatas autocentrantes e regulagem automática

Suspensão dianteira

Tipo: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora.

Amortecedores: hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, tipo WET

Elemento elástico: molas helicoidais

Suspensão traseira

Tipo: com rodas semi-independentes, eixo torção e barra estabilizadora

Amortecedores: hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, tipo WET

Elemento elástico: molas helicoidais

Rodas

Aro: 5,5 x 14", aço estampado

(opc. 5,5 x 14" em liga leve)

Pneus: 185/65 R14

Desempenho

Velocidade máxima:

166 km/h (gasolina) / 167 km/h ( álcool)

0 a 100 km/h:

12,9 s (gasolina) / 12,8 s (álcool)

Consumo (Norma NBR 7024)

Ciclo urbano:

13,4 km/l (gasolina.) / 9,5 km/l (álcool.)

Ciclo estrada:

17,5 km/l (gasolina.) / 13,0 km/l (álcool.)

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