Foto: Carlos Merlini
Marcelo Campagnolo venceu na categoria CTI.

Marcelo Campagnolo, na categoria CTI, Amauri Lisboa Jr./Juliano Kremer, na CTA, e Franklin Trupel, na CTN, foram os grandes vencedores da primeira etapa da Copa Turismo GNV, realizada neste domingo (25/2), no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais-PR. A prova teve organização do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico (IBDA), com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPA) e patrocínio da BR Petrobras, JK Pneus (Bridgestone), Gasflex e Lovato, apoio Radio Mix FM 92,9 Curitiba, Versacom, CVB Turismo, Fuel Tech, Red Bull e Cerveja Sol.

continua após a publicidade

Durante o treino classificatório, que definiu o grid de largada, a pole position da categoria CTI foi conquistada por Marcelo Campagnolo, com tempo de 1m44s256, seguido de Samir Silva/Edgar Favarin, 1m44s357, e Marcel Rodrigues, 1m44s409. Na CTA, o primeiro lugar do grid foi de Pierre Sabbagh, com 1m46s009, seguido de Amauri Lisboa Jr./Juliano Kremer, 1m46s072, e Beto Cazuni/Jan Marchiorato, 1m46s159. E na CTN, Franklin Trupel conquistou a pole com o tempo de 1min46s307, seguido de Marcos Baatz, com 1min49s040, e Leandro Stadler/César Vieira Jr., com 1min50s115.

CTI

Foto: Tarso Marques
Roberto Baú largou em 13.ºe venceu a 2.ª bateria.

Dada a largada para a primeira bateria da categoria CTI (para carros injetados), Marcelo Campagnolo manteve a "ponta" da prova, e passou a travar bom duelo com Samir Silva, Sharbel Hajjar, Marcel Rodrigues e Emerson da Cruz pela liderança da corrida. A corrida foi interrompida uma vez por causa de acidente, onde foi preciso a entrada do safety car para diminuir a velocidade dos carros, facilitando a retirada dos carros acidentados. Ao fim de 16 voltas, a vitória foi de Marcelo Campagnolo, com tempo de prova de 29m28s659, seguido de Sharbel Hajjar, a 0s343, Marcel Rodrigues, a 06s765, Emerson da Cruz, a 12s321, Sanito Cruz Jr., a 12s598, e em sexto lugar, José Castilho, a 14s005. A volta mais rápida da prova foi de Marcelo Campagnolo, na 3.ª passagem, com o tempo de 1min44s119, à média de 127.76 km/h.

Por força do regulamento, o grid de largada da segunda bateria foi invertido do 1.º ao 10º colocado. Com isso, Francisco Pascale largou na frente, ao lado de Jorge Wagenfuhr Jr.. A prova ganhou em espetáculo, com os pilotos mais rápidos vindo de trás e fazendo várias ultrapassagens espetaculares, como é o caso de Marcelo Campagnolo e Beto Baú. Ao fim de 17 voltas, a vitória foi de Beto Baú, com tempo de prova de 30m00s174, seguido de Marcelo Campagnolo, a 0s727, Marcel Rodrigues, a 02s045, Emerson da Cruz, a 07s988, Sanito Cruz Jr., a 13s222, e em sexto lugar, Jorge Wagenfuhr Jr., a 16s367. Marcelo Campagnolo marcou mais uma vez a volta mais rápida da prova, na 11.ª passagem, com o tempo de 1min44s130, à média de 127.74 km/h.

continua após a publicidade

Somados os pontos das duas baterias disputadas, a classificação final da categoria CTI foi a seguinte: 1.º) Marcelo Campagnolo (PR), 37 pontos; 2.º) Marcel Rodrigues (SC), 30; 3.º) Emerson da Cruz (PR), 26; 4.º) Beto Baú/Luiz Ferreira (PR), 24; 5.º) Sanito Cruz Jr. (PR), 24; e em 6.º) Jorge Wagenfuhr Jr. (PR), com 17 pontos ganhos.

CTA/CTN

Foto: Carlos Merlini
Amauri Lisboa Jr./Juliano Kremer, categoria CTA.

As categorias CTA (para carros carburados) e CTN (carros carburados fora de linha) correram juntas e, após a largada para a primeira bateria, Amauri Lisboa Jr. assumiu a ponta da prova, e passou a abrir vantagem para seus concorrentes. Ao fim de 15 voltas, a vitória foi de Amauri Lisboa Jr., com tempo de prova de 29m05s521, seguido de Evandro Athayde, a 05s631, Pierre Sabbagh, a 05s750, Jan Marchiorato, a 08s862, Rodrigo Bonora, a 11s373, e em sexto lugar, Alexandre Finardi, a 11s746. A volta mais rápida da prova foi de Amauri Lisboa Jr., na 4.ª passagem, com o tempo de 1min44s862, à média de 126.85 km/h.

continua após a publicidade

Com o grid invertido do 1.º ao 10.º, por força do regulamento, a segunda bateria, teve Maurício Rojas largando na frente, ao lado de Deivid Benvenutti.

A corrida também ganhou emoção, com os pilotos mais rápidos vindo de trás e fazendo belas ultrapassagens, como os pilotos Juliano Kremer e Beto Cazuni. Ao fim de 17 voltas, a vitória foi de Juliano Kremer, com tempo de prova de 30m13s900, seguido de Beto Cazuni, a 06s235, Evandro Athayde, a 14s284, Pierre Sabbagh, a 16s718, Rodrigo Buffara, a 27s950, e em sexto lugar, Franklin Trupel, a 47s893. Beto Cazuni marcou a volta mais rápida da prova, na 3.ª passagens, com o tempo de 1min44s988, à média de 126.70 km/h.

Somados os pontos das duas baterias, o resultado final da categoria CTA foi o seguinte: 1.º) Amauri Lisboa Jr./Juliano Kremer (PR/SC), 40 pontos; 2.º) Evandro Athayde (PR), 32; 3.º) Jan Marchiorato/Beto Cazuni (PR), 30; 4.º) Pierre Sabbagh (PR), 28; 5.º) Rodrigo Buffara/Rodrigo Bonora (PR), 24; e em 6.º) Alexandre Finardi/Adailton Hames (PR), 22.

Na categoria CTN, a classificação final foi a seguinte: 1.º) Franklin Tropel (PR), 40 pontos; 2.º) Marcos Lahóz/Eric Schellenberg (PR), 32; 3.º) Maurício Rojas (PR), 32; 4.º) Leandro Stadler/César Vieira Jr. (PR), 25; e em 5.º) João Dionísio/Rodrigo Gonçalves (PR), com 25 pontos ganhos. A próxima etapa da Copa Turismo GNV acontece no dia 1.º de abril no AIC.