Estamos nos referindo ao esportivo Short EX, ?Pace-Car? da Copa Turismo GNV 2006 na versão GT, uma das atuais propostas de reativação da indústria brasileira de modelos fora-de-série com carroçaria de plástico reforçada com fibra de vidro, a exemplo de grande parte de modelos semelhantes nas décadas de ’60 e "70, como o inesquecível Puma.
Depois de formado, no inicio da década de ’80, Taccari começou a dar asas ao seu sonho, desenvolvendo com garra e técnica, novo projeto de carro de corrida. Mas na época, o mercado de carros fora-de-série estava aquecido, obstáculo que dificultou um pouco a realização de seu projeto, principalmente por falta de financiamento.
Mas que procura encontra. E Taccari acabou encontrando um concessionário Volkswagen que acreditou e apoiou seu projeto. O suficiente para a moldagem do "mock-up", ou seja, a maquete em tamanho natural que seria utilizada na produção do molde da carroçaria do Short.
Apesar de contar com poucos recursos, Taccari concluiu o molde da carroçaria e construiu o primeiro protótipo do Short, sobre plataforma VW, equipando-o com motor preparado de 2.200 cm3. Assim, nascido para as pistas, o fora-de-série nacional acabou transformado num belo esportivo urbano, com linhas externas que lembram os esportivos italianos da década de ’80. Mas seu "design" tem identidade própria. (BN)
OLHO CLÍNICO
A suspensão dianteira é a mesma do VW Sedan, mas com cambagem negativa e ângulo de cáster alterado. E na traseira a mesma suspensão utilizada pela Kombi, além de barra de torção, no caso redimensionadas para o peso do Short EX, que é de apenas 700 kg. Seus bancos-concha são equipados com cintos de quatro pontos, mas forrados com couro.
Sua caixa de câmbio tem as mesmas relações do VW SP2, enquanto o motor a álcool, que usa a mesma carcaça de ventoinha da Brasília e da Kombi, teve a cilindrada aumentada para 1800 cm3. A dupla carburação Solex 32 recebe ar pressurizado de uma turbina KKK, que com 0,8 bar de pressão garante ao Short EX 150 cv de potência máxima, lhe possibilitando acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos e ultrapassar os 200 km/h. Dois radiadores de óleo, instalados nas laterais do capô do motor, garantem eficiente lubrificação.
Em Curitiba, está rodando um Short GT amarelo, que é o ?Pace-Car? da Copa Turismo GNV 2006. O IBDA (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico), está vendendo o modelo, especialmente para competição. Em 2007, o IBDA realizará a ?Copa Short By Turismo GNV, no AIC. Mais informações no site www.paranavelocidade. com.br ou pelo telefone (41) 3242-2406. (BN)