A crise financeira mundial não respeitou fronteiras. Afetou em cheio a indústria de motocicletas, registrando queda nas vendas no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

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Por isso a Honda lançou versão simples e com base mecânica conhecida da Shadow: a RS 2010 para os mercados norte-americano e europeu.

Mesmo não participando do maior salão de motos do mundo, o de Milão 2009, a fabricante japonesa aproveitou a ocasião para lançar a Shadow RS 2010, uma “custom” de proposta urbana, equipada com o conhecido motor V2 de 749 cm3, o mesmo que equipa a Shadow brasileira. Criada para ser u’a moto versátil para o dia-a-dia, mas que também pode ser usada em viagens, a nova Shadow RS tem visual inspirado nos clássicos modelos europeus, como a Triumph Bonneville.

Seu motor de dois cilindros em “V”, com refrigeração líquida, comando simples no cabeçote e alimentado por injeção eletrônica abriu mão dos cromados e vem pintado de preto. Os cromados ficam restritos apenas às duas saídas de escape e ao farol, discreto.

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A lanterna traseira lembra a das antigas motos da década de 1970 e os piscas são os conhecidos da linha Shadow, comprovando a proposta “econômica” do modelo.

A proposta da Shadow RS é oferecer confortável posição de pilotagem para os mais diversos tipos de piloto. Para tanto, a Honda adotou ângulo de cáster de 31°18′, meio termo entre uma “naked” urbana e uma “custom” de garfo alongado.

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Equipou-a com um guidão largo, porém não muito curvado, pedaleiras mais recuadas para proporcionar uma posição ereta e natural. Além disso colocou o assento a apenas 74 cm do solo, para que até os mais baixinhos pudessem apoiar os dois pés no chão.

O quadro é berço duplo tradicional com garfo telescópico na dianteira e sistema bichoque tradicional, com as molas aparentes, na traseira. A transmissão final também é feita por uma básica corrente. Nos freios, mais do mesmo: disco simples de 296 mm de diâmetro com pinça de dois pistões na frente e o antiquado tambor de 180 mm atrás.

Como o visual, o desempenho não traz nada de novo. Seu motor V2 de 750cc oferece 42 cv de potência máxima a 5.500 rpm e privilegia o torque em baixas rotações, chegando ao máximo de 6,3 kgf.m nas 3.250 rpm.

Até mesmo a tampa do filtro de ar é igual à da “nossa” Shadow. As rodas, entretanto, são diferentes. Apesar de raiadas têm 19 polegadas de diâmetro na dianteira e 16 na traseira.