Os serviços e produtos oferecidos pelas concessionárias via internet estão cada vez mais garantindo transparência ao cliente, além de estabelecer vínculo de confiança que gera maior fidelização à empresa. Esses serviços virtuais vão desde o cadastro do cliente para a obtenção das novidades da concessionária e da marca, informações de consórcios, estoque de peças, acessórios, veículos novos e semi-novos, orçamentos, até dados sobre a empresa, seguros, agendamento de serviços e supervisão dos processos. O sistema é servido também para o envio de comentários e sugestões.
A implantação de um site, há um ano e meio pelo Grupo Corujão, gerou grandes expectativas de negócios. E no início, segundo o gerente de veículos novos e semi-novos, Hélcio Bardelli, a providência deu ótimo retorno, já que o número de consultas superou as projeções. O dia a dia da revenda, porém, veio mostrar que o poder da Internet ainda é limitado, em termos de alcance dos clientes. “Quando buscam veículos novos, as pessoas preferem acessar o site da montadora, que é completo em termos de opções, enquanto o nosso espelha o estoque disponível para pronta entrega”, afirma Bardelli.
O gerente de marketing e qualidade do Corujão, João Carlos Skora, afirma que um dos serviços que traz retorno é a oferta de veículos semi-novos, onde estão disponibilizadas informações sobre os modelos, com o preço e condições de financiamento, o que leva para a loja o cliente predisposto a fechar negócio. Já a página que mostra o estoque de peças é mais utilizada por especialistas em mecânica. Segundo Skora, no total são cerca de 200 acessos diários, um número que representa entre 10% e 15% dos atendimentos.
Mesmo com esta nova cultura, as concessionárias precisam garantir a manutenção do contato pessoal que, como regra, é a opção de quem compra e de quem comercializa um bem de alto valor como o automóvel. O varejo on-line cresceu 50% em 2002 no Brasil, segundo pesquisa do Instituto E-Bit em parceria com a Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico. O grupo dos chamados e-consumidores também aumentou 69%. A previsão do instituto é que as transações on-line, no Brasil, cresçam 40% este ano, o que representa, em valores, R$ 1,2 bilhão. Boa parte desse montante é gerada pela encomenda e faturamento de carros pela internet.
