Pode tracionar semi-reboques de dois eixos convencionais ou distanciados, permitindo acoplar diversos tipos de carretas, aumentando a flexibilidade de utilização do caminhão. Outro diferencial do modelo é que ele poderá ser equipado com cabine leito teto alto, além das conhecidas versões ?standard?, estendida (com cama opcional) e leito, disponíveis para a linha Atego. O cavalo-mecânico Atego 1728 sai de fábrica com 5.ª roda, que permite regulagem longitudinal, o que facilita o acoplamento de diversos tipos de carretas, de até 16 metros. A cabine ?standard?, por exemplo, para os cegonheiros, consegue acomodar até um carro a mais no transporte.
O outro lançamento, o semipesado Atego 2428, vem equipado com o terceiro eixo de fábrica, que garante maior velocidade média operacional nas operações de logística. O motor desse modelo possui 34 cavalos a mais de potência e é 20 mkgf superior em torque em relação ao semipesado 2425, lançado em 2005, nessa configuração. O alto desempenho do motor eletrônico OM 926 LA confere velocidades médias elevadas ao Atego 2428, tornando-o ideal para entregas rápidas em trechos rodoviários, principalmente entre cidades.
A M-Benz oferecerá o Atego 2428 com quatro opções de entre-eixos: 3,57 metros, 4,17 m, 4,77 m e 5,37 m. O modelo sai de fábrica na versão 6×2, mas pode ser transformado, por implementadores, na versão 8×2, ganhando um segundo eixo direcional. Com isso, o peso bruto total (PBT) original, de 23.000, quilos é elevado para 29.000 quilos. Ambos os modelos podem ser equipados, opcionalmente, com climatizador, equipamento que propicia uma ótima sensação térmica no interior da cabine, que pode ser acionado mesmo com o caminhão desligado. (BN)