A DaimlerChrysler do Brasil está lançando o caminhão semipesado 1420 para o transporte urbano e rodoviário de curtas e médias distâncias. Concebido para atender as operações do transporte de cargas na faixa de 14 toneladas, em especial o de distribuição de bebidas, o veículo possui a maior capacidade de carga útil do segmento, de 10.150 quilos.
O peso bruto total de 14.900 quilos, que pode chegar a 22 toneladas quando equipado com terceiro eixo pelo mercado, o 1420 é ideal para as atividades de transporte que exigem a capacidade de carga do caminhão, como por exemplo, o de cereais ensacados.
De acordo com suas características, o novo semipesado 1420 pode receber qualquer tipo de carroçaria, sendo as mais comuns o furgão fechado rebaixado para bebidas, caçamba basculante, coletor compactador, furgão de alumínio, frigorífico e carroçarias abertas carga seca e com grua, além da opção tanque.
Mais potente
O semipesado 1420 é equipado com o motor OM 366 LA, turboalimentado com intercooler, produzindo potência de 211 cavalos a 2.600 rpm, chegando a ser até 30% mais potente que seus concorrentes diretos. Seu torque é de 67 mkgf a 1.400 rpm. A garantia desse propulsor é de um ano sem limite de quilometragem.
Outro diferencial do novo semipesado da M-Benz é o conjunto motriz, cuja robustez permite ao transportador obter o máximo desempenho do veículo nas entregas diárias. Sua motorização confere ao modelo uma velocidade máxima de 103 quilômetros por hora. A resistência do motor, o mesmo que equipa o modelo L 1620, é comprovada pela alta performance do caminhão no anda-e-pára necessários para a distribuição de produtos.
Cabina avançada
Equipado com cabina de configuração avançada, o 1420 possui amplo espaço interno para o motorista e dois acompanhantes. O fácil acesso à cabina agiliza as entregas no perímetro urbano e pequenos trechos rodoviários, propiciando, por exemplo, respostas rápidas no abastecimento de bebidas nas lojas e supermercados.
Com fácil leitura dos instrumentos no painel e vários portas-objetos, os ocupantes se integram rapidamente ao interior da cabina do caminhão. Outro item importante é o revestimento dos bancos com material lavável de prática limpeza dos assentos.