Na primeira metade de 2018, mais de 30 lançamentos chegaram ao mercado brasileiro. Mas as novidades não param por aí. O segundo semestre promete ser ainda mais intenso, com mais de 50 estreias em quase todos os segmentos, de hatch compacto a superesportivos.
Na lista estão nomes de peso, que brigarão por fatias numerosas nas vendas, como o Volkswagen T-Cross e as renovações do Ford Ka, Honda HR-V e Jeep Renegade. No grupo dos modelos premium estão previstas as importações do Lamborghini Urus e do Rolls-Royce Cullinan, SUVs com etiqueta de luxo.
Confira o que vem por aí:
JULHO
CHEVROLET SPIN
O conjunto mecânico continua o mesmo 1.8, de 111 cv, com a opção de câmbios manual e automático. E não será desta vez que o monovolume virá com controle de estabilidade e de tração, nem airbags laterais.
JAC T50
Na versão automática, ele trocará o atual motor 1.5, de 127 cv, pelo 1.6, de 138 cv, que equipa atualmente o T40 CVT . No quesito design, o modelo exibirá novos faróis, lanternas mais estreitas e tampa do bagageiro modificada, além de um acabamento interno de melhor qualidade.
TOYOTA YARIS SEDÃ
Ele brigará com Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Honda City e Chevrolet Cobalt. O modelo trará de série direção elétrica, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa e faróis com acendimento automático.
VW GOL AUTOMÁTICO
AGOSTO
VOLVO V60
O modelo será vendido em versão única pore R$ 199.950. O station wagon tem motor T5 2.0 turbo, de 254 cv, associado ao câmbio automático de 8 marchas – o mesmo conjunto do XC40 e XC60. Também compartilhará as tecnologias semiautônomas dos SUVs.
SETEMBRO
CITROËN C4 CACTUS
O modelo virá com motor 1.6 THP (turbo), de 173 cv, gerenciado pelo câmbio automático de seis velocidades. As versões mais caras terão itens como frenagem de emergência e alerta de mudança de faixa. O preço deve bater a casa dos R$ 100 mil.
FORD KA
Permanece a motorização 1.0, de 85 cv, e adiciona o novo 1.5, de 137 cv, já presente na FreeStyle – ambos com três cilindros. O câmbio automático deve ser outra novidade no restante da linha.
NOVEMBRO
AUDI A6
O A6 vem em duas opções de motores: V6 3.0 com 345 cv e transmissão de dupla embreagem de sete marchas e o V6 3.0 TDI, com 290 cv e com câmbio automático Tiptronic de oito marchas. Destaque para o quadro de instrumentos digital e as duas telas para a central multimídia.
HONDA HR-V
As mudanças concentram-se na dianteira, com um nova grade e para-choque remodelado. A atualização do HR-V virá em boa hora para a marca, pois o modelo vem perdendo espaço mês a mês com a forte concorrência. O motor 1.8, de 140 cv, deve continuar.
MERCEDES-BENZ CLASSE A
Lá fora, o agora hatch tem três opções de motorização: 1.4 turbo a gasolina, de 163 cv, 2.0 turbo a gasolina, de 224 cv (que deve vir primeiro), e 1.5 diesel, de 115 cv. Destaque para a nova central multimídia com inteligência artificial, que aprende os gostos do proprietário.
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS
É uma opção mais esportiva de SUV, tanto no design quanto no desempenho. Vem com motor 1.5 turbo de 163 cv e 25,4 kgfm de torque, em conjunto com câmbio CVT e tração nas quatro rodas. A outra opção é o 2.2 turbodiesel, combinado à transmissão automática de 8 marchas.
KIA RIO
Nas variantes hatch e sedã, o Rio entrará na briga com VW Polo e Fiat Argo (ou Virtus e Cronos), além do recém-lançado Toyota Yaris. Ele usará o mesmo conjunto mecânico do ‘primo’ Hyundai HB20, com o motor 1.6 e câmbio manual ou automático de 6 marchas.
RENAULT ALASKAN
Será a principal atração da marca no Salão de São Paulo, em novembro. Terá o mesmo motor 2.3 diesel e sistema de tração 4×4 da Frontier, mas com design e acabamento próprios.
FERRARI PORTOFINO
O esportivo tem motor 3.9 V8 biturbo, que rende 600 cv e 77,5 kgfm de torque, ou seja 40 cv mais potente que o antecessor. Números capazes de levar o carro de 0 km/h aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e a atingir a velocidade máxima de 320 km/h.
CAOA CHERY TIGGO 4
Outra novidade é o Arrizo 5, que será feito será produzido em Jacareí (SP) e seu tamanho é um pouco acima do Volkswagen Virtus. Também deve vir equipado com o propulsor 1.5 turbo do Tiggo 4.
VOLKSWAGEN JETTA
Será bem maior que a geração atual, até para se distanciar do Virtus, modelo do qual herdará muitas soluções de estilo, como a terceira janelinha lateral e a linha de teto curva.
Manterá o motor 1.4 TSI nas versões de entrada, mas com mais potência e câmbio de 8 marchas (contra 6 do atual). Já a versão 2.0 TSI passará a 230 cv.
VOLKSWAGEN T-CROSS
As vendas ficarão para o início de 2019. As informações do modelo que será produzido em São José dos Pinhais ainda são mantidas em segredo. É provável venha equipado com os motores 1.0 turbo, de 128 cv de Polo, Virtus e Golf, além do 1.6 aspirado, de 117 cv.
ÚLTIMO TRIMESTRE
FORD EDGE
A versão esportiva, com motor V6 de 340 cv, é a que faz sucesso nos Estados Unidos, mas é pouco provável que a Ford aposte nela também no mercado nacional.
LAMBORGHINI URUS
É o utilitário mais rápido do mundo e o primeiro da marca italiana a vir com propulsor turbo. Entrega 650 cv em um motor 4.0 V8 biturbo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 s e 305 km/h de máxima. Deve chegar ao Brasil com preço próximo de R$ 1,5 milhão.
JEEP RENEGADE
Há novo desenho do para-choque, que agora tem as luzes de neblina mais centralizadas. As inconfundíveis sete fendas (entradas de ar) da grade frontal ficaram mais largas. Os faróis, por sua vez, ganharam um novo elemento retangular em seu interior.
Já a traseira, destaque para o redesenho da parte interna que exibe um efeito em 3D. Os motores 1.8 flex e 2.0 diesel deverão ser mantidos.
OUTROS LANÇAMENTOS
Veículo | Lançamento |
Hyundai Azera | novembro |
Kia Stinger | novembro |
Nissan Frontier | Último Trimestre |
JAC T80 | Último Trimestre |
Suzuky Jimny | Último Trimestre |
Caoa Cherry Tiggo 7 | Último Trimestre |
Ford Fusion | Último Trimestre |
Honda Accord | Último Trimestre |
Hyundai Creta | Último Trimestre |
Jeep Wrangler | Último Trimestre |
Jeep Cherokee | Último Trimestre |
Lifan X70 | Último Trimestre |