O mês de agosto para a Renault foi o segundo melhor da história da marca francesa em 14 anos de presença em solo brasileiro. Emplacou 27.904 unidades, conquistando 6,88% das vendas em dezembro do ano passado, o desempenho recorde foi de 7,1%. Tendo no Sandero um sucesso de vendas único carro fora das “quatro grandes” que está na lista dos dez modelos mais vendidos , a Renault consolida a sua posição de quinta marca mais vendida no país. Mais do que isso, no mês passado chegou a ameaçar a posição da Ford, que, em sentido contrário, vem caindo de produção. A Ford fechou agosto com apenas 7,66%.
Comparado ao mesmo mês em 2011, a Renault registrou crescimento de 58,3%. Já no acumulado do ano, em relação ao ano passado, o aumento foi de 41%. Nos oito meses deste ano, 161.373 unidades da Renault ganharam as ruas, mais que todo o volume comercializado em 2010, por exemplo.
Os destaques foram os modelos Sandero (11.744), Duster (5.049), Logan (3.683) e Fluence (1.841). No acumulado do ano, o mercado brasileiro é, atualmente, o segundo maior para a Renault, ficando atrás apenas da França (380.218).
O presidente da empresa no Brasil, Olivier Murget, afirmou ao colunista Joel Leite, do site UOL, que demorou, mas a marca passou a entender o mercado brasileiro.
Ele contou que a Renault chegou ao país tentando impor uma cultura europeia, com uma gama de produtos franceses, o que acabou chocando o mercado, que não queria esse tipo de carro. Essa filosofia foi mudada, segundo Murget, e agora quem define as ações tomadas aqui é a diretoria da Renault no Brasil. O executivo disse ainda que a meta é chegar a 8% de participação nas vendas até 2016.
Ranking
A Fiat manteve a liderança nas vendas em agosto ao registrar emplacamentos de 98.211 unidades, alta de 16,7% sobre julho. A Volkswagen veio em segundo com 89.351 veículos, 13,5% acima do mês anterior, seguida pela General Motors com 75.872 emplacamentos, crescimento mensal de 28%. A Ford, em contrapartida, caiu 4,8% ante julho, ao comercializar 31.079 veículos parte dessa queda foi causada pela renovação do EcoSport, que ganhou nova geração e começa a ser vendida este mês. A alta mensal da Renault foi de 21,7%.