Pouco mais de um ano após ser apresentada no Salão de Frankfurt, na Alemanha, a segunda geração do Classe B chega ao Brasil e com ela a nova filosofia da Mercedes-Benz de oferecer produtos com apelo mais jovem e cores vibrantes. O tom vermelho da carroceria visto nessa matéria evidencia essa proposta. “Teremos um show room mais colorido a partir de agora”, resumiu o CEO mundial da marca, Dieter Zetsche, durante o lançamento do carro na fábrica da Mercedes, em Santo André, no ABC paulista.
A novidade estará nas lojas a partir de desta semana em duas configurações: a B 200 Turbo, com preço sugerido de R$ 115.900, e a B 200 Turbo Sport, que adiciona faróis bixenônio com LED (luz diurna), sistema de auxílio ao estacionamento (manobra o carro sozinho tanto na entrada quanto na saída da vaga), rodas de 18 polegadas (são de 16” no catálogo inicial) e suspensão mais firme, entre outros itens, a R$ 129.900. A Mercedes pretendia vendê-lo na faixa de R$ 100 mil, mas a alta do IPI para importados (imposto sobre Produtos Industrializados) inviabilizou essa meta.
Além do visual mais esportivo, a nova geração do Classe B deu salto de evolução no comparativo com o B180, última versão vendida por aqui, que foi tirada de linha no início do ano. Apesar do 200 no nome, modelo traz sob o capô o motor 1.6 litro turbo com injeção direta de gasolina, que desenvolve 156 cv bem mais potente que os 116 cv gerados pelo propulsor 1.7 do B180. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge velocidade máxima de 220 km/h no antecessor, a velocidade chegava a 180 km/h e a aceleração até 100 km/h ocorria em pouco mais de 12 segundos.
A potência pode até parecer pouca para um Mercedes, no entanto, o propulsor esbanja fôlego graças ao torque de 25,2 kgfm a apenas 1.250 rpm. Essa força, aliada ao câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens, facilitam as retomadas de velocidade. As trocas também podem ser feitas manualmente pelos shift paddles localizados atrás do volante.
A transmissão conta também com uma bomba de óleo elétrica, necessária para a função start/stop equipamento de série que desliga o motor quando o carro é imobilizado. O sistema, chamado de Econ, dá a partida automaticamente assim que o pedal do freio é liberado e o condutor volta a acelerar o carro.
O novo Classe B perdeu o jeito “clássico” de minivan (com teto alto) e agora é um misto de hatch com monovolume. Traz de série direção elétrica, spoiler traseiro, sete airbags, pacote de segurança com freios adaptativos (unifica ABS, EBD, ESP, controle de tração e aceleração, auxílio em subidas, função Hold quando o carro está parado) e monitoramento da fadiga do motorista.
A Sport vem com suspensão quatro centímetros mais baixa, mas com amortecedores auto-ajustáveis, ponteira dupla de escape, difusor na traseira, cromados externos, detalhes internos metálicos com visual de colmeia, ar-condicionado digital, pedaleiras de aço, iluminação interna em LED, volante e bancos de couro e tela central de 15 polegadas, que, por enquanto, não traz GPS, apesar de o sistema de navegação ainda não estar habilitado para o Brasil.
No porta-malas, 488 litros de capacidade, que podem ser ampliados para 1.500 litros com o rebatimento do banco traseiro.
A previsão dos alemães é vender 200 carros por mês até o fim do ano. Do total, a maioria (90%) será da versão Turbo Sport. Ainda assim, há um programa de financiamento para o B200 Turbo com entrada de 60% e 36 parcelas de R$ 1.800.
Mais espaço
A alavanca de câmbio da nova Classe B foi substituída pelo sistema Direct Select, que permite a operação de funções por meio de uma haste posicionada atrás do volante. Essa medida, em conjunto com a adoção de freio de estacionamento com acionamento elétrico, libera uma grande área no console central, que foi convertida em porta-objetos, aumentando a versati,lidade do modelo.
Sono, não
A novidade traz de série o Attention Assist, que detecta mudanças de comportamento do condutor possivelmente causadas por sonolência e sugere uma parada para descanso. Esse equipamento pode ajudar a evitar muitos acidentes nas estradas causados pela fadiga do motorista. Também de série é o aviso eletrônico da eventual perda de pressão dos pneus.
Premium
O novo Classe B inaugura uma nova fase da Mercedes no segmento de entrada do mercado premium de carros. Até então, a base era o sedã Classe C. O lançamento terá a missão de compartilhar a artilharia com o C180 contra os concorrentes alemães Audi e BMW . No próximo ano, a dupla vai virar um trio com a vinda do novo hatch Classe A este brigará com Audi A3 e BMW Série 1, deixando o Classe B para duelar com o SUV Audi Q3 e o crossover BMW X1. Enquanto o Classe C terá na linha de mira o Audi A4 (no futuro, A3 sedã) e BMW Série 3.
Até 2016, a Mercedes promete contar com dez novos modelos no mercado brasileiro, incluindo o, por enquanto, conceito CSC, cupê de quatro portas baseado no Classe A e provavelmente uma variante mais robusta.
* O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz.
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