A Itália é o berço da indústria automotiva quanto a projetos mais ousados e de maior beleza estética. E a Alfa Romeo se orgulha de fazer parte desta seleta casta de montadoras que encantam o mundo com seus modelos. Foi assim com o sedã 156, chegando a ponto de ser escolhido o carro mais bonito do mundo no ano 2000.
Para se tornar ainda mais surpreendente, o carro acaba de ser redesenhado. O novo Alfa 156 passou por algumas mudanças para sobreviver até 2005, data na qual provavelmente deverá ser lançado o seu substituto, conforme especulações de bastidores. Em busca da perfeição, os desenhistas da Alfa Romeo utilizaram no 156 elementos encontrados no novo 147 e principalmente no protótipo Brera, apresentado no ano passado, no Salão de Genebra.
Para acompanhar a evolução da dianteira do sedã, a parte de trás do modelo também mudou, já que ganhou uma tampa do porta-malas mais robusta e com vincos abaixo das lanternas. Os pára-choques mudaram tanto na frente quanto na traseira, estando agora mais preparados para enfrentar pequenas colisões.
O interior se mantém inalterado, já que o estilo esportivo que agrada aos executivos é ponto alto do sedã 156. Afinal, um sedã possui características mais sóbrias e é destinado a um segmento definido de compradores.
Na Europa, os motores utilizados pela montadora no novo 156 são: os movidos a diesel 2.4 JTD de 175 cv e 1.9 JTD de 115 cv, e a gasolina 1.6 de 120 cv, 1.6 de 140 cv e um mais bravo, 2.5 V6 de 192 cavalos de potência. O sedã 156 não deve chegar logo ao Brasil, já que ainda há estoque do modelo anterior nas concessionárias Alfa Romeo de todo o País. (BN)